Mata de São João Planejamento
Mata de São João fortalece sua Defesa Civil com apoio regional
Município participa de capacitação estratégica que integra plano de contingência para toda a Região Metropolitana de Salvador
26/09/2025 09h32 Atualizada há 9 meses
Por: Redação Fonte: Notícias no Ar
Ascom-Codesal

Mata de São João deu um passo importante na preparação para enfrentar eventos climáticos extremos e situações de risco. Como parte da Semana Nacional de Redução de Desastres 2025, representantes da Defesa Civil do município participaram da capacitação do Programa de Planejamento em Estruturação de Defesa Civil (PPEDEC), promovido pela Codesal, em Salvador.

O encontro reuniu equipes de cinco cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e marcou o início da elaboração de um Plano de Contingência e Emergência regional, que será adaptado às realidades locais. A iniciativa é coordenada pela Defesa Civil de Salvador, o 10º Batalhão de Bombeiros Militar de Camaçari e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

Reconhecida pela ONU como referência em resiliência urbana, Salvador compartilhou com os municípios participantes metodologias de gestão, monitoramento de áreas de risco, emissão de alertas e ações educativas em comunidades e escolas. Mata de São João, que possui áreas costeiras e zonas de preservação ambiental, terá papel estratégico na implementação das medidas preventivas.

A capacitação foi conduzida por uma equipe multidisciplinar da Codesal, com especialistas em meteorologia, geologia, educação comunitária e gestão de riscos. O plano regional será iniciado com um workshop nos dias 15 e 17 de outubro, no Cofic, em Camaçari.