Usuários de bancos como Nubank, Itaú, Santander e Bradesco relataram instabilidade no sistema Pix nesta segunda-feira (29), inclusive em agências da Bahia.
A falha começou por volta das 10h e gerou mais de 8 mil reclamações em menos de uma hora, segundo o site DownDetector. Muitos clientes afirmam que valores foram debitados, mas não chegaram ao destino.
O Banco Central ainda não se pronunciou oficialmente sobre a causa do problema. Em Salvador, comerciantes e prestadores de serviço foram os mais afetados, com prejuízos em transações do dia.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta que os usuários aguardem a regularização e evitem novas tentativas até que o sistema esteja estável. A falha reacende o debate sobre a dependência digital dos meios de pagamento e a necessidade de alternativas seguras. Técnicos afirmam que o problema pode estar relacionado a sobrecarga nos servidores centrais.