A Acelen, responsável pela operação da refinaria de Mataripe, anunciou um novo aumento no preço da gasolina na Bahia a partir desta quinta-feira (30). O reajuste será de R$ 0,39 por litro, representando uma alta de 10,2%, e deve impactar diretamente o bolso dos consumidores e os custos de transporte no estado.
Este é o oitavo aumento desde fevereiro, quando o conflito no Oriente Médio intensificou a volatilidade do mercado internacional de petróleo. A política de preços da empresa acompanha essas oscilações externas, ampliando os reflexos geopolíticos sobre os combustíveis.
Enquanto a refinaria baiana acumula sucessivos reajustes, a Petrobras mantém estabilidade nos preços de suas refinarias, sem alterações recentes. A disparidade reforça a pressão sobre o mercado baiano, com efeitos que se estendem a setores ligados à circulação de mercadorias e serviços.