Quarta, 26 de Janeiro de 2022
Brasil Economia

Faturamento do comércio eletrônico na Black Friday 2021 chega a R$ 5,4 bilhões

Em relação ao ano passado, o crescimento foi de 5,8%

28/11/2021 às 19h42 Atualizada em 28/11/2021 às 19h49
Por: Redação Fonte: Muita Informação
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Itana Alencar/g1
Itana Alencar/g1

Levantamento da Neotrust indica que a Black Friday 2021 teve faturamento total de R$ 5,419 bilhões, um aumento de 5,8% em faturamento na comparação com o ano passado. A coleta de dados veio a partir do número total de compras realizadas via e-commerce, capturados desde a 0h de quinta-feira (25) até as 23h59 de sexta (26).

A edição 2021 da Black Friday encerrou as 48 horas monitoradas com um volume de 7,6 milhões de pedidos - 0,5% abaixo do registrado na quinta-feira e sexta-feira de 2020. Já o tíquete médio nacional das compras foi de R$ 711,38 - 6,4% superior a 2020.

De acordo com projeção da ClearSale, empresa antifraude, o valor de fraudes evitadas até 23h da sexta-feira foi de R$ 66,3 milhões. O faturamento no e-commerce, apenas na sexta-feira, foi de pouco mais de R$ 4 bilhões, 4,5% acima do registrado em 2020.

"Esse faturamento foi abaixo do que estávamos projetando. Teve performance abaixo do que foi a quinta-feira, que teve crescimento de 10%. Em número de pedidos, na sexta-feira, tivemos 5,2 milhões de pedidos. Isso representa 2,4% abaixo do que tivemos em 2020. O pico de vendas ocorreu entre 10h e 14h de sexta-feira", disse a head de Inteligência da Neotrust, Paulina Gonçalves Dias.

Em 2021, assim como em outros anos, o cartão de crédito se manteve como a principal forma de pagamento. Já o boleto bancário registrou perda de participação de 4 pontos percentuais como forma de pagamento, enquanto o PIX e as carteiras digitais ganharam espaço.

 

Categorias mais vendidas

Entre as categorias mais vendidas, o destaque foi a entrada do item Eletroportáteis entre os cinco primeiros no ranking, puxado pelas compras de fritadeiras e aspirador de pó.

Na categoria Moda e Acessórios, o maior desconto foi dado no segmento de calçados femininos, e o menor desconto foi para moda masculina.

Na categoria Beleza e Perfumaria, a maior promoção ocorreu em itens para o corpo e o menor em produtos de barbearia.

 

* Com informações do Portal G1.

 

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