Mata de São João Intercâmbio
Projeto que leva estudantes de escolas públicas à Portugal chega em sua 7° edição, em Mata de São João
O evento contou com a presença de alunos do 8° ano, professores de história do município, além do secretário de educação, Alex Carvalho
24/03/2023 15h56
Por: Redação Fonte: Noticias no Ar
Jefferson Sena - Ascom

No último dia 24, o anfiteatro da Casa da Cultura em Mata de São João recebeu o evento de abertura da 7ª edição do "Era uma vez Brasil", projeto da empresa Origem Produções que tem como parceira a Prefeitura de Mata de São João, através da secretaria de educação, e visa levar estudantes de escolas públicas do município em

O evento contou com a presença de alunos do 8° ano, professores de história do município, além do secretário de educação, Alex Carvalho, que anunciou uma novidade durante seu discurso: o patrocínio da rede Hiper Ideal, que dobrou a cota e permitirá levar um número maior de alunos e professores para o país europeu.

Atuando no município há sete anos, o objetivo do projeto Era uma vez Brasil é "promover o enriquecimento dos alunos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais", estimulando a compreensão dos estudantes sobre a história do Brasil e seus reflexos atuais.

"O Era uma vez não é apenas um intercâmbio. É um projeto transformador na vida dos alunos, professores e seus familiares. Mexe com a experiência de vida dos alunos, despertando motivações para que eles sonhem cada vez mais e se empoderem para conquistar oportunidades", afirma Marici Vila, gestora do projeto.

O projeto Era uma vez Brasil é dividido em quatro etapas: a formação com os professores de história e a oficina de construção de HQ's com os alunos; a fase do acampamento, onde os estudantes desenvolvem um roteiro de curta-metragem em uma espécie de confinamento imersivo; o intercâmbio, onde os estudantes selecionados viajam até Portugal e ficam lá por 7 dias; e por fim, a "comunidade social", etapa em que os estudantes aplicarão as experiências vividas em sua comunidade.

No palco, alunos e professores que já foram contemplados compartilharam suas experiências. Michelly, participante da edição de 2021, contou: "Conheci pela primeira vez uma aldeia indígena e um quilombo na fase do acampamento, e em Portugal, um dia marcante foi quando pude conhecer um projeto de coleta de lixo. Foi incrível, fiz amigos que trago até hoje". Segundo Mareci, os estudantes escrevem, dirigem e atuam em seus próprios curtas-metragens durante a fase do acampamento.

O projeto Era uma vez Brasil é uma iniciativa enriquecedora que promove o conhecimento e o aprendizado por meio de diferentes experiências culturais e artísticas, transformando a vida dos estudantes e professores envolvidos.