Terça, 20 de Outubro de 2020 19:22
71 99402-8189
Anúncio
Bahia Temperatura

Que calor é esse? Interior baiano registra 40ºC e moradores lamentam: “é surreal”

Segundo o Inmet, Jeremoabo foi a cidade mais quente da Bahia, nesse domingo (11)

12/10/2020 14h45
7
Por: Redação Fonte: Daniel Aloisio* - Correio24horas
Arisson Marinho/Arquivo CORREIO
Arisson Marinho/Arquivo CORREIO

Dias mais longos do que as noites, tempo seco e céu sem nuvens: essas são as características perfeitas para se atingir as altas temperaturas registradas nos últimos dias, no interior baiano. Nesse domingo, Ribeira do Amparo e Cipó, localizadas no nordeste do estado, chegaram a atingir 40ºC, segundo o portal internacional de meteorologia The Weather Channel.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) monitora a região. Em Euclides da Cunha, a temperatura máxima foi de 38,1ºC. Já em Jeremoabo, ainda localizada no nordeste da Bahia, o calor foi de 39,4ºC. Essa foi a cidade mais quente do estado nesse domingo, segundo o Inmet.  “Tem uma semana que esse calor todo começou. Todo ano é assim. Chega em outubro, a temperatura sobe e, com o passar do tempo, só piora”, disse o estudante Luís Henrique, 24, que vive em Cipó.

Lá, o pico de calor é registrado no período da tarde, por volta das 14h. “Eu mesmo não consigo raciocinar de tarde com tanto calor. Só saio para a rua se for algo urgente”, disse. O relato de Luís é confirmado por Claudia Valéria, meteorologista do Inmet. Mas ela não destaca nada anormal: “Esse calor é algo normal desse período e acontece mais na região oeste e nordeste da Bahia, que possui tempo seco e céu sem nuvens. As temperaturas que estamos registrando não estão acima da normalidade”. 

Na semana passada, na região oeste, atingida por incêndios florestais, os termômetros chegaram a 40ºC. Esse final de semana foi de chuva, o que reduziu o calor. “Nesse início de semana, ainda pode ter alguma pancada de chuva por lá e, ao longo dos dias, as temperaturas voltarão a subir”, alertou Claudia. Ainda segundo a meteorologista, esse calor registrado no estado só vai passar quando se iniciar um período de chuvas. “Deve ser só no final desse mês ou início do próximo. O que vivemos agora é normalmente o período mais quente da Bahia”, concluiu. 

Além de Jeremoabo e Euclides da Cunha, nesse domingo, altas temperaturas foram registradas pelo Inmet nas cidades de Itaberaba (38,9ºC) e Uauá (37,1ºC), no nordeste baiano. Essas quatro cidades foram as mais quentes nesse final de semana, segundo o Inmet.

*Com orientação do chefe de reportagem Jorge Gauthier 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Mata de São João - BA
Atualizado às 18h47 - Fonte: Climatempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 31°

27° Sensação
11.1 km/h Vento
75.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Quinta (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol e Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias