A Prefeitura de Mata, por meio da Secretaria de Agricultura (SEAGRI), estabeleceu um convênio de cooperação técnica com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (CONAFER), com o objetivo de aprimorar geneticamente o rebanho de gado leiteiro do município.
O projeto denominado "+ Pecuária" está implementando a técnica de Inseminação Artificial em Tempo Fixo - IATF, utilizando doações de doses de sêmen produzidas pela empresa multinacional Alta Genética, ao longo dos próximos 4 anos.
O principal propósito dessa iniciativa é fortalecer o rebanho leiteiro de Mata de São João, visando garantir a ocorrência de até 600 prenhezes por ano em animais saudáveis. O gado resultante do processo de inseminação artificial apresentará um maior potencial leiteiro.
Os procedimentos para as inseminações tiveram início na semana passada, nas propriedades dos produtores localizadas na Zona Rural.
Segundo a secretária da SEAGRI, Adriana Nunes, essa medida visa fortalecer os produtores de Mata, pois "com a inseminação dos animais, teremos gado saudável, o que reduz consideravelmente a propagação de doenças. Além disso, há vantagens econômicas, uma vez que não será necessário possuir um touro reprodutor", esclarece a secretária.
*Com informações da Ascom PMMSJ