Quinta, 26 de Novembro de 2020 18:04
71 99402-8189
Bahia Consciência Negra

Entidades promovem eventos para marcar o Dia da Consciência Negra

Exposição fotográfica Soterocores celebra a data com registros de 11 artistas nas estações de metro

20/11/2020 08h38 Atualizada há 6 dias
27
Por: Redação Fonte: Tácio Caldas* e Victor Rosa
Reprodução
Reprodução

No contexto da pandemia, entidades promovem eventos para marcar o Dia nacional da Consciência Negra festejado, nesta sexta-feira, 20, com foco em uma reflexão sobre o tema.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o grupo Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) e a da Associação Cultural Brasil Estados Unidos (Acbeu) realiza programações especiais. A Apae programou apresentações artísticas, palestras, debates e diversas outras ações para o seu público. A transmissão vai ocorrer a partir das 15h no canal do YouTube da Apae.

“A maior parte dos nossos assistidos e familiares são negros e, assim, se faz necessário que as atividades e reflexões relacionadas às questões ético-raciais sejam intensificadas”, comentou Márcia Rocha, gestora de assistência social da Apae Salvador.

A exposição fotográfica Soterocores, ação da CCR Metrô Bahia, celebra o Dia da Consciência Negra. A mostra reúne registros de 11 artistas nas estações Lapa e Pirajá. Esse conteúdo ficará em cartaz até o dia 30 de novembro, nas estações de metrô da Lapa e Pirajá, em Salvador.

Outra instituição que promove suas homenagens e celebrações a este dia foi o Salvador Shopping, que cedeu espaço para uma ação digital e uma exposição de obras que transmitem a luta da comunidade negra. Até o dia 29 de novembro, é possível conferir próximo à Studio Z (piso L1) algumas imagens alusivas aos “222 anos da Revolta dos Búzios na Bahia”.

Já nas redes sociais do Salvador Shopping, na página do Facebook e perfil no Instagram, os usuários vão conferir vídeos sobre a luta e história do povo negro, mostrando a importância do dia 20 de novembro, através dos depoimentos de personalidades baianas como  João Jorge (diretor do Bloco Afro Olodum), Paulo Rogério (co-fundador do Vale do Dendê, colunista da Exame e escritor), Rita Batista (jornalista e influencer) e Maíra Azevedo, conhecida nacionalmente como Tia Má.

Para celebrar a data, a Cipó Comunicações traz o festival virtual que promove a vida da juventude negra. Para arrecadar ainda mais doações para o 'Natal Sem Fome' e celebrar o Dia da Consciência Negra, a 'Ação da Cidadania' e o rapper Emicida promovem uma live especial, nesta sexta, às 20h, com transmissão pelo canal do Youtube do cantor.

Já a Sepromi promoveu nesta sexta-feira, às 10h, a live com a participação do Ilê Aiyê. A transmissão pode ser conferida no canal do Youtube.

“Traz essa memória, a referência dessa caminhada, dessa história, do lema, de tudo que ao longo desses anos tem representado essa luta”, informou a secretária Fabya Reis. O presidente do bloco afro, Antônio Carlos, o Vovô do Ilê, acredita que a situação precisa melhorar mais. “A gente nunca acha que está bom, a gente sempre quer mais. Nós queremos igualdade, liberdade e respeito”.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias