Municípios 2 de Julho
Missa celebra o início das comemorações do bicentenário da independência em Mata de São João
Entre os presentes estavam Ricardo Matense, membro da comissão organizadora do evento, e o vice-prefeito Bira
30/06/2023 11h16
Por: Redação Fonte: Ascom PMMSJ
Jefferson Sena - Ascom

 

Na manhã de hoje (30), a Igreja matriz de Mata de São João foi palco da missa que marcou o início das comemorações do bicentenário da independência da Bahia. O ato litúrgico, organizado como parte do movimento de resgate da historicidade da cultura matense, reuniu diversas personalidades, autoridades locais e a população em geral.

Entre os presentes estavam Ricardo Matense, membro da comissão organizadora do evento, e o vice-prefeito Bira. Também marcaram presença representantes de matriz africana, enfatizando a importância da diversidade cultural e religiosa neste contexto histórico.

Destaque especial foi dado ao historiador Diego Copque, que teve a oportunidade de compartilhar com os presentes a história do 2 de julho. Copque destacou a relevância desse momento histórico para o recôncavo norte baiano, ressaltando a importância de serem inseridos e reconhecidos como parte fundamental desse processo de independência.

Ao final da missa, Ricardo Matense agradeceu a todos os presentes e convidou a população a seguir em direção à frente da sede da Prefeitura Municipal, onde foi acendido o fogo simbólico que seguirá em revezamento até Pirajá, em Salvador, "local onde estão sepultados os restos mortais dos heróis da independência", explicou.