Sexta, 05 de Março de 2021 11:23
71 99402-8189
Municípios Praias fiscalizadas

Operação Praia Limpa fiscalizará orla de Salvador neste domingo

Acesso de banhistas e ambulantes continua proibido, mas muitas pessoas seguem desrespeitando os protocolos para conter a pandemia de Covid-19

16/01/2021 13h54
30
Por: Redação Fonte: Muita Informação
Bruno Concha/Secom/PMS
Bruno Concha/Secom/PMS

A Prefeitura de Salvador dará continuidade à operação conjunta Praia Limpa neste domingo (17), fiscalizando o litoral da cidade e orientando banhistas e demais frequentadores quanto à proibição do acesso às praias nesse dia da semana.

O objetivo, segundo o inspetor-geral da Guarda Civil Municipal, Marcelo Silva, é fazer com que as normas sanitárias do município para a prevenção da Covid-19 sejam cumpridas, protegendo assim a saúde e a vida das pessoas.

"É importantíssimo que possamos colaborar com o principal, que é o combate ao coronavírus. Apesar de a praia ser um local aberto e arejado, se não houver um controle da ida de pessoas, o distanciamento social não será respeitado e todos estarão expostos aos riscos de contaminação. Nós estamos vendo o número de casos aumentando, cidades tendo que transferir pacientes por falta de estrutura, pessoas morrendo, por isso, é preciso ter esse cuidado", afirma o inspetor-geral.

A operação é coordenada pela GCM, com o apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e de Ordem Pública (Semop), além da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) e Polícia Militar.   

Pontos mais críticos

A fiscalização da guarda é feita diariamente na orla de Salvador, mas aos domingos é intensificada e ocorre de maneira conjunta, principalmente nas praias que costumam ser mais frequentadas, a exemplo de Cantagalo, Boa Viagem, Ribeira, Itapuã e Piatã.

No Porto e Farol da Barra, a fiscalização já ocorre de maneira permanente, inclusive com o apoio de barreira física para a interdição aos domingos e feriados.

Ao avistar pessoas nas praias, os agentes da Guarda Municipal orientam quanto à proibição e pedem para que as pessoas se retirem do local. Apenas em caso de descumprimento e desacato, as pessoas podem ser conduzidas à delegacia.

Desde o início da operação em março, apenas 20 pessoas foram conduzidas para a delegacia. Segundo o inspetor geral da GCM, as pessoas têm se conscientizado e agido de maneira pacífica diante das abordagens.

Além da observação do acesso de banhistas, agentes da Semop orientam vendedores ambulantes sobre a proibição da comercialização de produtos nas praias aos domingos e feriados. A Transalvador, por sua vez, atua para resolver casos de obstrução de vias e estacionamentos em local proibido.

Confira as regras nas praias

As praias de São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Amaralina e Itapuã funcionam de terça-feira a sábado (exceto feriados) e as demais, de segunda-feira a sábado (exceto feriados) e sem restrição de horário.

Em todas as praias, deve ser respeitado o distanciamento de 1,5 m entre as pessoas, durante toda a permanência. O uso da máscara é obrigatório, até mesmo durante a prática de atividades físicas, com exceção das aquáticas, momento em que o distanciamento deverá ser de 2m.

São permitidas atividades físicas individuais ou em duplas, desde que os participantes usem máscara durante a prática. Estão proibidas atividades que geram aglomerações, como piqueniques e luaus.

Nos dias em que o acesso é permitido, está liberado o uso de materiais como ombrelones, guarda-sóis, sombreiros e similares dos banhistas (exceto no Porto da Barra) e o comércio ambulante também está autorizado.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA

Salvador - Bahia

Sobre o município
Salvador, fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, é um município brasileiro e capital do estado da Bahia. Situada na Zona da Mata da Região Nordeste do Brasil, Salvador é notável em todo o país pela sua gastronomia, música e arquitetura, também reconhecidas internacionalmente.
Mata de São João - BA
Atualizado às 11h04 - Fonte: Climatempo
33°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 33°

37° Sensação
12.4 km/h Vento
51.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (06/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Domingo (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias