Sexta, 05 de Março de 2021 11:22
71 99402-8189
Esportes EC Vitória

Contra o Botafogo-SP, Vitória joga por empate para garantir permanência na Série B

Além de poder garantir a permanência, o confronto marcará a despedida de Léo Ceará no estádio do Barradão

26/01/2021 06h16
24
Por: Redação Fonte: Alex Torres
Pietro Carpi / ECV
Pietro Carpi / ECV

Assim como na edição do Brasileirão Série B da temporada anterior, o Vitória pode chegar na última rodada com a permanência garantida, sem nenhum risco de rebaixamento. Para isso, basta que os comandados de Rodrigo Chagas arrancarem apenas um único pontinho, na noite desta terça-feira, 26, contra o já rebaixado Botafogo-SP, no estádio Barradão, em Salvador.

>>Veja tabela de classificação e jogos da Série B

O contexto favorável ao Leão se desenhou nas últimas duas rodadas, quando o time baiano conquistou quatro dos seis pontos disputados, empatando com a Chapecoense e vencendo o Guarani. Neste mesmo período, Paraná e Figueirense - adversários diretos na luta contra o rebaixamento - perderam suas partidas, sendo que o Rubro-Negro ainda possui um jogo a menos, já que o confronto diante do Botafogo-SP é válido pelo 37ª rodada.

A combinação dos resultados fez com que, atualmente, a diferença entre Vitória (16º) e Figueirense (17º) ampliasse para três pontos, restando apenas um jogo para o time de Santa Catarina. Dessa forma, caso o Leão empate ou vença o Botafogo-SP, a distância aumentaria para quatro ou seis pontos, não havendo mais a possibilidade de ser ultrapassado pelo Alvinegro de Florianópolis.

Se o desenho da classificação já não fosse favorável o suficiente, o Rubro-Negro ainda ganhou dois reforços que haviam ficado de fora do triunfo contra o Bugre. Após se recuperar da lesão na posterior, o meia Thiago Lopes participou do treinamento e está entre os relacionados. Quem também retorna de lesão mas deve começar no banco, é o atacante Ewandro, que não atua desde a goleada por 4 a 0 sofrida para o América-MG, pela 33ª rodada.

Em contrapartida, o Leão segue sem poder contar com o atacante Vico, contaminado pela Covid-19, assim como o volante Matheus Frizzo, que foi diagnosticado no fim da semana passada. Para ocupar a vaga deixada pelo meio-campista, Guilherme Rend deve reassumir a vaga de titular para este duelo, exercendo o papel de primeiro volante no time do Vitória. O goleiro Ronaldo também não se recuperou da lesão e Cesar segue mantido na meta.

Já rebaixado na penúltima colocação, o Botafogo-SP veio a Salvador também com três desfalques: o volante Victor Bols, o meia-atacante Rafinha e o técnico Moacir Júnior. No entanto, diferente dos donos da casa, a equipe de Ribeirão Preto não possui baixas por lesão ou contaminações causadas pela Covid-19, e sim, por suspensão. Na vaga do comandante, o auxiliar Altair Coimbra deve ficar à beira do gramado.

Dia do "fico"

Na última edição do Brasileirão Série B, o Vitória também havia passado boa parte da competição flertando com a zona de rebaixamento, chegando, inclusive, a figurar na lanterna do torneio por três rodadas. No entanto, uma arrancada nos últimos jogos fez com que o time baiano se livrasse da degola na penúltima, em triunfo sofrido contra o Operário-PR, por 2 a 1, com direito a gol de Thiago Carleto no último lance da partida.

Para este ano, o enredo foi um pouco diferente. O Leão até começou bem o campeonato, chegando a figurar na parte de cima da tabela por algumas rodadas iniciais. No entanto, o Rubro-Negro foi desidratando ao longo da disputa, estacionando na metade de baixo da tabela e terminou conhecendo o Z-4 após empatar com o Avaí, pela 34ª rodada da Série B, angustia que durou apenas uma rodada.

De acordo com o comandante Rodrigo Chagas, em coletiva realizada na segunda, 25, o confronto contra o Botafogo-SP será encarado como uma "final de Copa do Mundo" para ele e todo o grupo Rubro-Negro. Após receber sua primeira oportunidade como o técnico do time principal, o ex-lateral direito considera que este é, até o momento, o confronto mais importante de sua vida.

"Não tenha dúvida. Nosso jogo de final de Copa do Mundo, mais importante da temporada. Também jogo mais importante não só da minha vida, mas, acredito eu, dos nossos atletas. Nós temos que nos doar ao máximo em busca de um ótimo resultado para que possa sair dessa situação o quanto antes", garantiu Chagas.

Despedida do artilheiro

O confronto pela 37ª rodada também irá marcar o último jogo do atacante Léo Ceará com a camisa do Rubro-Negro baiano dentro do estádio Manoel Barradas. Com contrato até o fim da Segundona, o 'camisa 9' do Leão irá jogar pelo futebol japonês, onde se juntará ao time do Yokohama Marinos após o término da disputa nacional.  

Após viver altos e baixos com o time na temporada 2020, chegando até a ser afastado, o atacante fez as pazes com a diretoria e com as redes, se consagrando como artilheiro da equipe na temporada, com 20 gols. Pela Série B, Léo Ceará possui 16 gols, apenas um tento a menos do que Caio Dantas, ex-jogador do Sampaio Corrêa que também foi vendido para o futebol do exterior.

Tabu do Leão

No retrospecto do confronto entre Leão e Pantera, o 'Rei da Selva' sai em desvantagem. Mesmo tendo se enfrentado em poucas oportunidades, nos cinco jogos envolvendo as equipes, o time de Ribeirão Preto levou a melhor em três oportunidades, incluindo no primeiro turno desta edição da Série B, quando venceu por 2 a 1.

O histórico entre os clubes ainda conta com um empate e um triunfo do Rubro-Negro. A única vez em que o Leão levou a melhor no duelo aconteceu pelo Brasileirão de 1999. Na ocasião, o time baiano venceu por 3 a 2, gols de Baiano, Cláudio e Tuta; enquanto Paulinho marcou duas vezes para o Botafogo-SP.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mata de São João - BA
Atualizado às 11h04 - Fonte: Climatempo
33°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 33°

37° Sensação
12.4 km/h Vento
51.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (06/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Domingo (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias