"Base” e “vontade” são palavras-chave para o Vitória na disputa do Campeonato Baiano que começa nesta quarta-feira, 17. As crias rubro-negras compõem mais da metade do elenco à disposição de Rodrigo Chagas, e a ânsia pelo título é colocada em cada declaração do treinador, que tenta fazer o time voltar a ser campeão depois de três temporadas na seca. O primeiro passo nessa direção será dado nesta quarta. O Leão estreia no Baianão contra o Unirb, no Estádio Carneirão, em Alagoinhas, a partir das 19h30.
Por mais que existam questões financeiras por trás da ‘escolha’ do clube de disputar o estadual com o elenco principal, entrar em campo com esse grupo ainda é um sinal do desejo rubro-negro de voltar a vencer a competição.
Mas é importante não ir com muita sede ao pote. O torcedor mais atento vai se lembrar que o elenco principal é formado por remanescentes do time que lutou para não ser rebaixado para a Série C e jovens jogadores da base. Reforços regularizados, até agora, apenas o volante João Pedro.
Ou seja, difícil acreditar que um possível título do Campeonato Baiano venha acompanhado de exibições encantadoras. A tal “vontade” de ser campeão vai precisar ser representada dentro de campo com muita dedicação, empenho, interesse e outros tantos sinônimos disponíveis no dicionário. Fora das quatro linhas, Rodrigo Chagas já segue essa tendência no discurso aos torcedores.
“A gente vive por títulos. O Vitória tem carência hoje, dois anos que não chega na final. Esse é o meu pensamento, não vou fugir dessa lógica. A gente sabe que tem potencial para chegar. Para que aconteça, temos que trabalhar muito e buscar melhora diária”, avaliou o treinador em entrevista coletiva após o treino de terça-feira.
O treinador também falou sobre a outra palavra-chave do atual momento: base. Para a estreia, ele relacionou 24 jogadores, sendo que 16 deles são formados pelo Rubro-Negro. Apesar de ter dado algumas dicas durante a entrevista, a lista completa dos atletas não foi revelada por Chagas.
“O Vitória tem esse DNA no clube. A gente pode citar várias oportunidades em que passou por esse processo. O momento é positivo, temos uma geração muito boa. Vai ser muito bom ter essa mescla de jogadores jovens com experientes. Acredito que vamos fazer um grande trabalho, não só com a garotada, mas com todos”, avaliou.
A base é maioria no elenco, entre os relacionados, e deve ser também no time titular. São esperados pelo menos seis nomes criados na Toca do Leão na escalação inicial desta noite: Yuri Sena, Wallace, Maikon Douglas, Dudu, David e Samuel (confira a escalação provável abaixo).
Filme repetido
O principal nome, não só da base, mas de todo o elenco do Vitória, não vai para o jogo. Ronaldo não deve ser relacionado até resolver todas as questões da renovação de contrato. A informação foi divulgada pelo site Bahia Notícias e confirmada pelo A TARDE.
O vínculo do goleiro vai até o fim desta temporada e a partir do segundo semestre ele já pode assinar com outras equipes. A ideia de deixar um jogador fora de ação durante a renovação do contrato não é novidade na Toca do Leão, já que em 2020 o mesmo foi feito com Léo Ceará.
O problema é que a postura não resultou em final feliz, uma vez que o atacante não chegou a um acordo e deixou a equipe sem custos.
Durante as negociações, Léo chegou a ser afastado do elenco, o que não aconteceu com Ronaldo. O goleiro treinou normalmente durante a semana.
UNIRB X VITÓRIA - 1ª RODADA DO BAIANÃO 2021
Local: Estádio Carneirão, em Alagoinhas (BA), às 19h30
Árbitro: Reinaldo Silva de Santana
Assistentes: Jucimar dos Santos dias e Luanderson Lima dos Santos
Unirb: Deijair; Leandro Alaba, Dedé, Gustavo e Felipe Maradona; Xodó, Paulinho, Carlos Magno, Dener e Rafael Granja; Henrique. Técnico: Laelson Lopes
Vitória: Yuri Sena; Van, João Victor, Wallace e Leocovick; Maikon Douglas, Fernando Neto e Dudu; David, Vico e Samuel. Técnico: Rodrigo Chagas
Mín. 24° Máx. 32°
Mín. 25° Máx. 33°
Sol e ChuvaMín. 25° Máx. 32°
Sol e Chuva