A partir das 22h desta sexta-feira (19), 343 municípios da Bahia entrarão em toque de recolher para tentar conter o avanço do novo coronavírus que, no dia de hoje, faz com que as taxas de ocupação dos leitos de UTI Adulto Covid estejam em 77%.
Contudo, se esse índice chegar aos 80%, esse horário do toque de recolher pode ser estendido, de acordo com o governador da Bahia, Rui Costa (PT).
"Não podemos repetir cenas vistas em outros hospitais pelo país. Se chegarmos a 80%, assino um decreto para, já no dia seguinte, começar a valer e será proporcional ao crescimento da doença, ampliando fechamento de outras atividades. Estamos percebendo esssa pressão na procura de leitos não apenas o setor público, mas também no privado", disse ele, em entrevista à TV Bahia, nesta sexta-feira (19).
Sem citar nome de quais atividades poderaim ser fechadas, caso a situação da pandemia se agrave do estado, Rui afirmou que as restrições seriam voltadas para aqueles que geram mais aglomerações e contágio e em lugares fechados.
Sem mais leitos
Para tentar fazer com que os números diminuam e a população - ainda que parte dela não esteja cumprindo com o próprio papel no combate à Covid - tenha acesso aos serviços de saúde, o petista pontuou que vai abrir mais 20 leitos nos hospitais existentes e que estão sob gestão do Estado. Contudo, Rui fez um alerta: após os últimos leitos que são reabertos na Arena Fonte Nova, a gestão não terá mais condições de fazer essa ampliação.
Vacina
Com relação a vacina, Rui voltou a criticar o governo federal e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pela falta de planejamento e lentidão quanto a vacinação contra à Covid-19 e a aquisição de imunizantes.
"Há um completo desprepraro e falta de planejamento por parte do governo federal. A Anvisa está tendo o mesmo comportamento e dando péssimos exemplos ao longo da pandemia. Agora tem essa má vontade com vacinas que estão sendo aplicadas em outros países", afirmou o governador, em referência a vacina russa Sputnik V.
"O problema não está na aquisição, mas na aplicação da vacina. A lei só permite que Estado ou Município imunizem se a Anvisa autorizar a vacinação. O contrário constitui crime. Infelizmente, é inaceitável comportamento da Anvisa, com um roteiro lento e burocrático", salientou.
Mín. 24° Máx. 33°
Mín. 24° Máx. 32°
Sol e ChuvaMín. 25° Máx. 34°
Sol e Chuva