Quinta, 25 de Fevereiro de 2021 04:15
71 99402-8189
Bahia Pandemia

Rui afirma que pode estender toque de recolher caso ocupação nas UTIs chegue a 80% na Bahia

Governador afirmou que Estado não terá mais condições de abrir leitos após reoperação das unidades na Arena Fonte Nova

19/02/2021 16h27
12
Por: Redação Fonte: Yuri Abreu
Mateus Pereira/GOVBA
Mateus Pereira/GOVBA

A partir das 22h desta sexta-feira (19), 343 municípios da Bahia entrarão em toque de recolher para tentar conter o avanço do novo coronavírus que, no dia de hoje, faz com que as taxas de ocupação dos leitos de UTI Adulto Covid estejam em 77%.

Contudo, se esse índice chegar aos 80%, esse horário do toque de recolher pode ser estendido, de acordo com o governador da Bahia, Rui Costa (PT). 

"Não podemos repetir cenas vistas em outros hospitais pelo país. Se chegarmos a 80%, assino um decreto para, já no dia seguinte, começar a valer e será proporcional ao crescimento da doença, ampliando fechamento de outras atividades. Estamos percebendo esssa pressão na procura de leitos não apenas o setor público, mas também no privado", disse ele, em entrevista à TV Bahia, nesta sexta-feira (19).

Sem citar nome de quais atividades poderaim ser fechadas, caso a situação da pandemia se agrave do estado, Rui afirmou que as restrições seriam voltadas para aqueles que geram mais aglomerações e contágio e em lugares fechados.

Sem mais leitos

Para tentar fazer com que os números diminuam e a população - ainda que parte dela não esteja cumprindo com o próprio papel no combate à Covid - tenha acesso aos serviços de saúde, o petista pontuou que vai abrir mais 20 leitos nos hospitais existentes e que estão sob gestão do Estado. Contudo, Rui fez um alerta: após os últimos leitos que são reabertos na Arena Fonte Nova, a gestão não terá mais condições de fazer essa ampliação.

Vacina

Com relação a vacina, Rui voltou a criticar o governo federal e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pela falta de planejamento e lentidão quanto a vacinação contra à Covid-19 e a aquisição de imunizantes.

"Há um completo desprepraro e falta de planejamento por parte do governo federal. A Anvisa está tendo o mesmo comportamento e dando péssimos exemplos ao longo da pandemia. Agora tem essa má vontade com vacinas que estão sendo aplicadas em outros países", afirmou o governador, em referência a vacina russa Sputnik V.

"O problema não está na aquisição, mas na aplicação da vacina. A lei só permite que Estado ou Município imunizem se a Anvisa autorizar a vacinação. O contrário constitui crime. Infelizmente, é inaceitável comportamento da Anvisa, com um roteiro lento e burocrático", salientou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mata de São João - BA
Atualizado às 04h00 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 33°

24° Sensação
7.8 km/h Vento
90.7% Umidade do ar
90% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (26/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol e Chuva
Sábado (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 34°

Sol e Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias