A vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech obteve, nesta terça-feira (23), o registro definitivo concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Contudo, ela ainda não está disponível em solo brasileiro.
As duas vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil são a de Oxford e a CoronaVac, mas ambas têm apenas autorização de uso emergencial, e não o registro definitivo.
Já as negociações de compra da vacina da Pfizer não incluem transferência de tecnologia - por isso, a vacina não será fabricada em solo brasileiro, e, sim, comprada de fora.
Ainda assim, há um impasse sobre a compra do imunizante pelo Governo Federal. O governo afirmou que não comprou a vacina devido a uma cláusula no contrato prevendo que a Pfizer não se responsabilizaria por efeitos adversos graves do imunizante.
No último domingo (21), o Ministério da Saúde afirmou em nota que esperava até a próxima sexta-feira (26) uma orientação do Palácio do Planalto sobre como solucionar o impasse nas negociações das vacinas da Pfizer e da Johnson, que também pediu isenção de responsabilidade por eventuais efeitos adversos graves.
Mín. 25° Máx. 34°
Mín. 25° Máx. 30°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 24° Máx. 31°
Sol e Chuva