Segunda, 19 de Abril de 2021 00:54
71 99402-8189
Esportes EC Bahia

Com equipe de transição, Bahia inicia caminhada na Copa do Nordeste

Equipe ouve orientações de Cláudio Prates

28/02/2021 15h42
12
Por: Redação Fonte: Nuno Krause*
Felipe Oliveira / ECBahia
Felipe Oliveira / ECBahia

Motivo de decepção desde o início da gestão Guilherme Bellintani, em 2018, a Copa do Nordeste começa neste domingo, 28, para o Bahia. Em Pernambuco, o Tricolor enfrenta o Salgueiro, atual campeão de seu estado, às 18h. A última taça do torneio que o Esquadrão levantou foi em 2017, quando Marcelo Sant’Ana geria o clube.

Foi o último título de maior importância para o clube, já que só conquistou o Baianão – três vezes seguidas, é bem verdade, desde então. No Nordestão, o Bahia bateu duas vezes na trave. Em 2018, perdeu para o Sampaio Corrêa na final. No ano passado, voltou a ser vítima do Ceará – contra quem, inclusive, não venceu nenhum jogo no ano.

Dessa vez, o Nordestão será o foco maior do Tricolor no primeiro semestre. O time principal está de folga até a próxima terça-feira, para se recuperar da temporada que acabou de terminar, e por isso não estará em campo neste domingo. O clube será representado pela equipe de transição, que foi montada para disputar o Baianão. Depois, o elenco profissional volta ao comando.

No estadual, os aspirantes, comandados por Cláudio Prates, possuem uma vitória e uma derrota. Perderam na estreia para a Juazeirense, por 2 a 1, na Fonte Nova. Depois, foram até Feira de Santana para bater o Doce Mel por 2 a 0. Fonte Nova, inclusive, que será utilizada novamente como hospital de campanha pelo governo da Bahia, para tratar pacientes infectados pela Covid-19. O estado está “próximo do colapso”, nas palavras do governador Rui Costa.

Retrospecto anima

O Salgueiro está em sua sexta participação na Copa do Nordeste e, na história, enfrentou o Bahia apenas uma vez. Em 2019, o Esquadrão venceu por 3 a 0 na fase de grupos. A melhor colocação da equipe pernambucana foi o sexto lugar, conquistado duas vezes, em 2015 e 2016.

Contra clubes do estado, inclusive, o Tricolor tem retrospecto animador. Pela Copa do Nordeste, foram 31 partidas contra pernambucanos. Ao todo, são 15 triunfos, 11 empates e apenas cinco derrotas para o Esquadrão, com 46 gols marcados e 29 sofridos. É fato, também, que o time de transição nunca foi utilizado para esta competição.

Dos três títulos que conquistou, o Bahia tem dois contra o Sport (2001 e 2017). O outro, em 2002, foi levantado contra o maior rival, Vitória. Este ano, inclusive, o Esquadrão tenta igualar o número de títulos do Leão (4), para se tornar o clube com mais títulos da história. O único que também pode igualar o feito em 2021 é o Sport, que também tem três.

Adversário embalado

O Campeonato Pernambucano conquistado pelo Salgueiro, em 2020, foi o primeiro da história do clube. Desbancou o Santa Cruz na final e se tornou a única equipe fora da capital a levantar o troféu estadual. A trinca de grandes (Sport, Santa Cruz e Náutico) não perdia o torneio desde 1937.

Atualmente, o Carcará disputa a Série D do Campeonato Brasileiro. Na última temporada, ficou na 11ª primeira posição, longe do acesso para a Série C. Na estreia do estadual deste ano, venceu o Afogados por 1 a 0, em casa.

Possível desfalque

O Bahia deve ter seu time de transição completo, mas ainda há uma dúvida. O meia Raniele, que machucou o joelho diante do Doce Mel, pode desfalcar o Tricolor na estreia do Nordestão. Seu substituto imediato é Jeremias.

*Sob supervisão do editor Daniel Dórea

SALGUEIRO X BAHIA - 1ª RODADA DA COPA DO NORDESTE

Local: Estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro (PE)

Árbitro:  Fábio Augusto Santos Sá Júnior

Assistentes: Rodrigo Guimarães Pereira  e Tâmara Muhlstealt Souza (Trio de Sergipe)


Salgueiro - 
Lucas Ferreira; Sinho, Ranieri, Richard e Evandro; Bruno Sena, Moreilândia, Tarcísio e Alison Araçoiaba; Aruá e Daniel Passira. Técnico: Daniel Neri.

Bahia - Leandro; Renan Guedes, Gustavo Henrique, Everson e Mayk; Raniele (Jeremias), Bruno Camilo, Caio Mello e Daniel Penha; Ronaldo e Marcelo Ryan. Técnico: Cláudio Prates.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mata de São João - BA
Atualizado às 00h45 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 31°

24° Sensação
8 km/h Vento
89.8% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias