Sexta, 18 de Junho de 2021 14:29
71 98303-0490
Bahia Meio Ambiente

Moradores de cidades da Região Metropolitana relatam sofrimento com poluição causada pela Petrobras

Passivo ambiental vem causando profundos impactos para região

06/06/2021 17h09
41
Por: Redação Fonte: Muita Informação
Sindipetro Ba
Sindipetro Ba

Alguns moradores de cidades da Região Metropolitana de Salvador, principalmente as cidades de Madre de Deus, Candeias e São Francisco do Conde, estão tendo que conviver com o passivo ambiental causado pela Petrobras. Conforme reportagem de A Tarde, a poluição sonora, odores e baralhos são alguns dos problemas que a população da região está tendo que enfrentar. 

Prestes a vender toda esta estrutura ao grupo Mubadala, um fundo de investimentos de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, a Petrobras ainda não deixou claro como vai lidar com passivos ambientais que vão além do cheiro desagradável que tem incomodado a população da região. 

Do ponto de vista urbanístico, unidades da Petrobras hoje desativadas em Madre de Deus ocupam imensas áreas degradadas pela própria atividade petrolífera. A presença de contaminantes é vista com preocupação pela prefeitura, que pretende usar esses espaços para implantar parques e áreas de convivência, o que só pode ser feito após um Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).

A par das negociações, uma fonte ouvida por A Tarde afirma que tal passivo ambiental é, neste momento, o que ainda atrasa a venda, aprovada em US$ 1,65 bilhão pelo Conselho de Administração da estatal.

Segundo a mesma fonte, o contrato prevê que 30% deste valor (US$ 495 milhões) seriam retidos pela Mubadala para custear iniciativas relacionadas ao passivo ambiental.

Enquanto a compra não é sacramentada, as prefeituras das três cidades diretamente afetadas pela negociação - tocada pelo governo federal - querem abrir um canal de diálogo com a Petrobras e o futuro proprietário, buscando elaborar, desde já, um planejamento que preveja a mitigação destes impactos e proporcione que as cidades possam se desenvolver de forma mais sustentável.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mata de São João - BA
Atualizado às 14h04 - Fonte: Climatempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

32° Sensação
17.2 km/h Vento
54.4% Umidade do ar
90% (3mm) Chance de chuva
Amanhã (19/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva
Domingo (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias