Sexta, 18 de Junho de 2021 15:11
71 98303-0490
Saúde Medicação

EUA aprova 1º medicamento para Alzheimer em 20 anos

Remédio é o primeiro produzido para atacar processo degenerativo da doença

07/06/2021 15h52
19
Por: Redação Fonte: A Tarde
Divulgação
Divulgação

A agência Food and Drug Administration (FDA, na sigla em inglês) aprovou, nesta segunda-feira, 7, um medicamento novo para a doença de Alzheimer. O aducanumab, da farmacêutica Biogen, primeiro remédio a ser aprovado nos Estados Unidos que busca impedir o processo de evolução da doença.

O remédio, conhecido comercialmente como Aduhelm, é recomendado para retardar o declínio cognitivo de pacientes nos estágios iniciais da doença, a fim de evitar a perda da memória e da capacidade de cuidar de si mesmo e que deve ser administrado por uma infusão intravenosa mensal. Os tratamentos aprovados anteriormente atuam apenas sobre sintomas de demência.

A fabricante já fez o pedido para que as agências sanitárias do Brasil, União Europeia e Japão iniciem a revisão regulatória do medicamento.

A aprovação foi dada em meio a controvérsias sobre os resultados de ensaios clínicos para a droga e a oposição do comitê consultivo independente da FDA. Alguns médicos afirmaram que os estudos foram inconsistentes e que mais evidências seriam necessárias antes da liberação do uso.

Eles acreditam que, mesmo que o Aducanumabe possa retardar o declínio cognitivo em alguns pacientes, os benefícios não superariam o riscos de inchaço ou sangramento no cérebro observados durante os testes.

A FDA, por sua vez, informou que o medicamento vai poder ser comercializado, mas a Biogen vao conduzir um ensaio clínico pós-aprovação, conhecido como fase 4, para verificar o benefício clínico do medicamento. O medicamento pode ser retirado do mercado, caso não funcione como pretendido.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mata de São João - BA
Atualizado às 14h59 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

29° Sensação
17 km/h Vento
56.6% Umidade do ar
90% (3mm) Chance de chuva
Amanhã (19/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva
Domingo (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias