Sábado, 20 de Abril de 2024
Bahia Inovação

Com formato inovador hospital na Av. Garibaldi será o maior do Nordeste

Utilizando 3 mil toneladas de aço, Mater Dei será o maior hospital do Nordeste, com mais de 61.000 m² de área construída; entrega está prevista para 2022

14/06/2021 às 16h31
Por: Redação Fonte: Trbn
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

A cidade de Salvador terá, a partir do ano que vem, o maior hospital do Nordeste, o Mater Dei, que utilizará três mil toneladas de aço, será erguido de frente para o mar, e terá um inovador formato cilíndrico. Serão 61.562 m² de área construída, 24 pavimentos e um heliponto. O hospital contará ainda com 369 leitos, sendo 40 para Centro de Terapia Intensiva (CTI) Adulto e 40 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, além de 21 salas cirúrgicas/obstétricas, medicina diagnóstica, pronto socorro adulto e infantil, oncologia e mais de 740 vagas de estacionamento. 

“Neste projeto, a criatividade, a ciência, a tecnologia e a arte se unem para auxiliar na busca de novos caminhos da saúde, ao procurar dar integradamente luz, ar, e calor aos espaços, com soluções e novas tecnologias de uma forma holística e sistêmica”, avalia Siegbert Zanettini, arquiteto e urbanista responsável pelo projeto, em entrevista à edição 58 da Revista Arquitetura & Aço, do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA). 

O sistema construtivo em aço é fundamental nesse audacioso projeto. “As obras tiveram o lançamento da pedra fundamental em 13 de agosto de 2019 e as inaugurações estão previstas no decorrer de 2022”, explica o arquiteto. “Somente a construção totalmente industrializada dos dois edifícios, o hospital e o centro médico, possibilitaria as suas utilizações nos prazos programados”. 

A estrutura, toda montada em uma fábrica na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, e transportada em carretas de 12 metros para Salvador, foi produzida em quatro meses, com a montagem completa prevista em cerca de oito meses – ao mesmo tempo que a execução das lajes em steel deck. O sistema construtivo em aço ajuda na agilidade. “Dependendo do planejamento integrado de todas as disciplinas que compõem o projeto global do empreendimento, a redução utilizando estrutura metálica pode resultar em 1/4, 1/3 ou mesmo a metade do tempo”, garante Siegbert. 

“O formato não foi acidental e resultou da junção equilibrada de condicionantes culturais, ambientais, funcionais e conceituais”, explica o arquiteto. “A própria forma do terreno, resultante do encontro em arco de duas avenidas, foi a primeira condicionante da acomodação da forma do edifício ao seu entorno principal”. A forma cilíndrica também garante ao edifício o posicionamento ideal para oferecer a melhor vista possível, que vai do Farol da Barra à Itapuã, cartões postais de Salvador.

O aço aliado à sustentabilidade

Ainda segundo a reportagem da Revista Arquitetura & Aço, o uso do sistema construtivo em aço também trouxe ganhos em termos de sustentabilidade. “A visão eco-eficiente coloca a preservação do meio ambiente como estrutural, com produção e montagem industrializada limpa e segura, com atendimento às condições de orientação solar, ventilação e iluminação naturais e marcante visibilidade do entorno”. 

Outras vantagens da escolha pela estrutura metálica especificamente nessa obra, além dos benefícios em termos de sustentabilidade e ganho de tempo, foram dar forma à arquitetura diferenciada, com uma estrutura mais esbelta; a redução do número de colaboradores e entulhos no canteiro; e também melhor precisão em relação à geometria proposta.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias