Sábado, 13 de Julho de 2024
Câmara dos Deputados Câmara dos Dep...

Comissão aprova sistema de coleta seletiva e logística reversa para o coco verde

Logística reversa envolve coleta, transporte, armazenamento, reciclagem e tratamento de resíduos produzidos pelo descarte de produtos e embalagens

12/06/2024 às 18h18
Por: Redação Fonte: Agência Câmara
Compartilhe:
Mário Agra / Câmara dos Deputados
Mário Agra / Câmara dos Deputados

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 616/24 , do deputado Professor Reginaldo Veras (PV-DF), que prevê a implantação de sistemas de coleta seletiva e logística reversa para o coco verde.

O texto insere a exigência na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) , que relaciona os produtos para o quais a implementação da logística reversa – coleta e restituição de resíduos sólidos ao setor empresarial – é obrigatória. Essa logística envolve quem fabrica, importa, distribui e comercializa.

O relator, deputado Fernando Mineiro (PT-RN), deu parecer favorável à medida. “O resíduo do coco verde advindo do seu consumo tem impactado sobremaneira o meio ambiente, sobrecarregando os sistemas de coleta e de tratamento de resíduos sólidos”, disse.

Sistema independente
Pelo projeto, produtores, distribuidores, comerciantes e transformadores são obrigados a estruturar e implementar sistemas de coleta seletiva e logística reversa de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.

A proposta prevê ainda ações de educação ambiental, com informações sobre gestão adequada do coco verde e práticas sustentáveis, sempre que possível em parceria com cooperativas ou outras formas de associação de catadores.

Atualmente, a PNRS já exige logística reversa no caso de agrotóxicos, pilhas e pneus, entre outros itens.

Próximos passos
O projeto será analisado agora, em caráter conclusivo, e pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias