Sábado, 13 de Julho de 2024
Segurança Preocupante

Pães de forma podem comprometer teste do bafômetro; entenda

Pesquisa da Proteste avaliou as 10 marcas de pães de forma mais consumidas no Brasil e identificou alto teor alcoólico em seis marcas

10/07/2024 às 18h21
Por: Redação Fonte: Bahia.Ba
Compartilhe:
Reprodução/ Redes Sociais
Reprodução/ Redes Sociais

Uma pesquisa inédita realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, conhecida como Proteste, revelou que algumas marcas de pães de forma contêm altos níveis de álcool, a ponto de comprometer um teste de bafômetro.

O estudo, divulgado nesta quarta-feira (10/7), avaliou as dez marcas líderes de venda no Brasil. Os resultados foram surpreendentes: apenas os produtos das marcas Pullman e Plus Vita foram aprovados em todas as avaliações.

As marcas Visconti, Bauducco e Wickbold 5 Zeros tiveram as piores avaliações. De acordo com a Proteste, apenas duas fatias de pão dessas marcas poderiam resultar em um teste positivo no bafômetro.

Oito marcas ultrapassaram os níveis de álcool permitidos para crianças. São elas: Visconti, Bauducco, Wickbold 5 Zeros, Wickbold Sem Glúten, Wickbold Leve, Panco, Seven Boys e Wickbold.

O estudo explicou que a fermentação natural dos pães transforma os açúcares da massa em álcool etílico, que normalmente evapora no forno. No entanto, as indústrias estão usando uma quantidade maior de conservantes para evitar o mofo, resultando em mais etanol no produto final.

“Estamos certos de que esses produtos com elevado teor alcoólico seriam evitados por numerosos consumidores se soubessem o que constatamos com nosso rigoroso teste. Por isso, criamos a campanha ‘Se tem Álcool, todo mundo tem direito de saber’, pois é nossa obrigação sermos mais transparentes com os consumidores,” afirmou o diretor executivo da Proteste, Henrique Lian, em comunicado à imprensa.

Após a constatação dos altos níveis de álcool em algumas marcas, a Proteste enviou ofícios ao Ministério da Agricultura e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sugerindo a definição de um percentual máximo de álcool e a implementação de ações de fiscalização.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias