Na tarde desta sexta-feira, 9, um avião da Voepass, modelo ATR-72, caiu na região do bairro Capela, em Vinhedo, São Paulo, com 62 pessoas a bordo, incluindo 58 passageiros e 4 tripulantes. O voo 2283 havia decolado de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Infelizmente, o assessor de imprensa da prefeitura de Vinhedo, Daniel Nel Bouer, confirmou à TV Globo que não há registro de sobreviventes.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar foram rapidamente mobilizadas para o local do acidente, que ocorreu na rua João Edueta, próxima à rodovia Miguel Melhado de Campos. O avião caiu dentro do condomínio residencial Recanto Florido, próximo a uma residência, mas, felizmente, ninguém em solo ficou ferido.
Aeronave comercial é um turboélice
A Voepass emitiu uma nota informando que está prestando apoio a todos os envolvidos e que um canal de comunicação foi aberto para fornecer informações a passageiros e familiares. A companhia ainda não confirmou as causas do acidente.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para investigar a queda da aeronave, e investigadores já estão a caminho do local para realizar a Ação Inicial da Ocorrência. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES), retornou ao estado para acompanhar os trabalhos das equipes de resgate.
Durante um evento em Itajaí, Santa Catarina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas do acidente, expressando sua solidariedade em um momento tão trágico. A situação continua a ser monitorada pelas autoridades, enquanto as investigações sobre as causas do acidente estão em andamento.