Neste domingo, (11), o Bahia celebrou uma importante vitória ao derrotar o Vitória por 2 a 0, no último clássico Ba-Vi da temporada de 2024, realizado na Arena Fonte Nova em um Dia dos Pais especial. Os gols da partida foram anotados por Everton Ribeiro, no primeiro tempo, e por Juba, nos acréscimos da etapa final.
Com esse resultado, o Esquadrão de Aço quebrou um jejum de cinco jogos sem vencer na competição e subiu para a sétima posição, agora com 35 pontos, apenas um ponto a menos que o Cruzeiro, que ocupa o sexto lugar. O Vitória, por outro lado, permanece fora da zona de rebaixamento, na 15ª colocação, com 21 pontos, o mesmo número do Corinthians, que está em 17º.
Primeiro Tempo
A partida começou com ambas as equipes se estudando, mas o Bahia rapidamente se impôs, dominando a posse de bola e circulando a bola com eficiência. A primeira oportunidade, no entanto, foi do Vitória, com um chute fraco de Alerrandro logo no início.
O Bahia abriu o placar aos 14 minutos com um gol de Everton Ribeiro. Após uma jogada pelo meio, Thaciano fez um passe para o camisa 10, que, com um chute de pé esquerdo, viu a bola desviar em Wagner Leonardo e encobrir o goleiro Lucas Arcanjo. Com a vantagem no placar, o Bahia acionou o protocolo de concussão e substituiu Everton Ribeiro por Biel, permitindo que o técnico Rogério Ceni ainda realizasse cinco alterações ao longo do jogo.
Segundo Tempo
Após o intervalo, o Bahia voltou com uma mudança: Thaciano saiu para a entrada de De Pena. O Vitória, mantendo a formação inicial, começou a pressionar mais. O Tricolor teve uma grande chance com Cauly, mas não conseguiu converter.
A partida tomou um novo rumo quando o técnico do Vitória, Thiago Carpini, foi expulso após reclamações sobre uma possível mão de Arias. A partir desse momento, o Leão pressionou e quase empatou em três oportunidades. Marcos Felipe fez grandes defesas, e a trave salvou o Bahia em outra chance.
Aos 34 minutos, o Bahia teve uma oportunidade em um rápido contra-ataque, mas a cobrança de falta de Juba passou perto do gol. A pressão do Bahia foi recompensada aos 51 minutos, quando Luciano Juba marcou o segundo gol após uma bela jogada de Rafael Ratão pela direita.
Com esse resultado, o Bahia se prepara para o próximo jogo, enfrentando o Grêmio no sábado (17), enquanto o Vitória terá pela frente o Cruzeiro na segunda-feira (19). A vitória no clássicos dá um novo ânimo ao Tricolor na busca por melhores colocações no Campeonato Brasileiro.
*Com informações de Leandro Aragão-Pirtal Metro1