A cidade de Jequié, na região Sudoeste da Bahia, está sob reforço policial em uma operação conjunta das polícias Militar e Civil, com o objetivo de combater o crime organizado e garantir a segurança da população. A ação, iniciada na tarde desta segunda-feira (6), contará com equipes especializadas e um plano estratégico para intensificar o combate a facções criminosas envolvidas com tráfico de drogas, homicídios, roubos e corrupção de menores.
A operação, denominada "Hórus", contará com a participação de policiais militares das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes), conhecidas como "Caatingas", além de outras unidades especializadas e ordinárias. O reforço no efetivo tem como objetivo aumentar a presença policial em áreas mais vulneráveis e realizar ações ostensivas e de inteligência para localizar e prender integrantes de facções criminosas.
Em paralelo, equipes da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI) do Departamento de Polícia do Interior (DEPIN) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) realizarão ações de inteligência, cumprindo mandados judiciais e investigando crimes. A polícia já obteve sucesso nas primeiras horas da operação, com a apreensão de câmeras instaladas por traficantes para monitorar a movimentação das forças de segurança.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) reforça a importância da participação da população na luta contra o crime. Denúncias sobre integrantes de facções criminosas podem ser feitas através do Disque Denúncia da SSP, no telefone 181. O serviço é gratuito, anônimo e funciona 24 horas por dia.