Foi furtado ou perdeu documentos? Foi vítima de violência e não precisa de exame pericial? A Delegacia Virtual (Devir) é uma alternativa para foliões que passaram por ocorrências e não precisam se deslocar até uma unidade física da Polícia Civil para registrar o boletim. A plataforma digital possibilita o registro de mais de 20 tipos de ocorrências, como furtos, roubos, perda ou extravio de documentos, violência contra a mulher e racismo, desde que não exijam exame pericial. O sistema e? uma alternativa rápida e eficiente para que os foliões não precisem interromper a festa para fazer um boletim de ocorrência.
Além da opcão online, um Posto avançado da Delegacia Virtual está operando na Estacão da Lapa, um dos principais pontos de circulação de foliões. No local, há totens de autoatendimento e uma equipe de policiais civis para orientar os cidadadãos no registro das ocorrências.
Para os turistas estrangeiros, o Assistente Virtual Paulo César 2.0 segue ativo, prestando atendimento bilingue em português, inglês e espanhol. A ferramenta ajuda a localizar unidades policiais próximas, registrar ocorrências e acessar outros serviços da Polícia Civil.
O serviço pode ser acessado pelo site: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal.