A Globo voltou a negociar com a Liberty Media para retomar os direitos de transmissão da Fórmula 1 a partir de 2026. O atual contrato da categoria com a Band se encerra em dezembro deste ano, e uma definição sobre o futuro da transmissão no Brasil deve ocorrer ainda no primeiro semestre. A informação foi divulgada pelo jornalista Gabriel Vaquer, da Folha de São Paulo.
O projeto da emissora carioca prevê exibição de parte das corridas na TV aberta, enquanto o restante do calendário seria transmitido no SporTV, canal fechado do grupo, e na plataforma de streaming Globoplay. A proposta é semelhante à que esteve em pauta no fim de 2023, mas acabou frustrada após a Band quitar pendências financeiras com a Liberty e renovar os direitos para a temporada atual.
Apesar do interesse em seguir com a Fórmula 1, a Band está ciente das novas tratativas da Liberty com a Globo. Internamente, a Globo vê a possível retomada da categoria como uma oportunidade estratégica para ampliar o faturamento publicitário, especialmente junto ao público das classes A e B, mesmo em um cenário sem grandes estrelas brasileiras nos últimos anos.
A entrada de Gabriel Bortoleto como piloto titular da Sauber nesta temporada tem sido apontada como um fator relevante para o aumento do interesse da emissora carioca. O jovem brasileiro vem contribuindo para um leve crescimento da audiência e reacendeu o apelo nacional pela categoria.
A Liberty Media, por sua vez, se mostra favorável à volta da parceria com a Globo, que exibiu a Fórmula 1 no Brasil entre 1981 e 2020. O modelo financeiro da possível nova parceria ainda está em discussão. Segundo fontes ligadas à emissora, a empresa não pretende fazer propostas fora da sua realidade orçamentária.
A Band assumiu os direitos da F1 em 2021, após a Globo decidir não renovar com a Liberty. Desde então, passou por desafios financeiros. Em 2023, a emissora arcou com um contrato anual de US$ 15 milhões, mas enfrentou dificuldades para cumprir os pagamentos após um patrocinador inadimplente gerar prejuízo de R$ 20 milhões. O caso está na Justiça.
Apesar do histórico recente de instabilidade, a Band afirma estar com os pagamentos em dia nesta temporada. Já a Globo segue atenta e pronta para uma possível reviravolta que a reconecte à principal modalidade do automobilismo mundial.