
Com o objetivo de debater o planejamento, as ações e o panorama atual da coleta seletiva de resíduos dos municípios do Brasil e do mundo, a Prefeitura de Mata de São João realiza, no próximo dia 8, o I Seminário + Recicla, Gestão de resíduos sólidos. O evento acontece às 14h, no Tivoli Ecoresort da Praia do Forte.
Com realização das secretarias de Turismo (SETUR), de Obras e Serviços Públicos (SEOSP) e de Planejamento e Meio Ambiente, o seminário será direcionado para gestores municipais, agentes operadores da reciclagem (indústrias e cooperativas) e representantes da sociedade civil.
O Seminário + Recicla terá como convidado especial um dos maiores especialistas em gestão do ciclo de resíduos no planeta, o italiano Stefano Ambrosini. CEO da Waste Management Specialist S.R.l, Ambrosini palestrará sobre a ‘Melhoria da eficiência no tratamento de resíduos, reciclagem e descarte dos resíduos para a administração pública e para os cidadãos, em cinco cidades com características diferentes’.
O especialista ja executou projetos de coleta seletiva de resíduos em cidades da Europa e da América Latina. Muitos desses projetos em cidades turísticas.
Painéis - O evento também contará com apresentações do Agente de Desenvolvimento da Superintendência Estadual da Bahia do Banco do Nordeste, Leonardo Pimenta; do Gerente de Serviços Públicos da Prefeitura de Mata de São João Anderson Laudano; da presidente da COOPMARC Glória Marta Silva; e do representante da Carbogreen e da FIEB Hilton Filho.
Anderson Laudano explica que o Seminário + Recicla visa elucidar ações e planejamentos sobre coleta seletiva municipais. “O debate permeará sobre o como proceder e sobre o como está a questão dos resíduos sólidos atualmente no Brasil e no mundo.
“Mata de São João vai apresentar o seu projeto, que visa, em médio prazo, implantar a coleta seletiva através da mudança da cultura do município”, explica Laudano. “Já iniciamos nas nossas escolas municipais, através dos ecopontos de coleta de resíduos e, sobretudo, da conscientização das crianças, através de ações efetivas e da educação ambiental”, pontua o gerente de Serviços Públicos.
Para o secretário de Turismo de Mata de São João Alexandre Rossi, o seminário é um momento de compartilhar experiências e de provocação. “Da provocação saudável, para que os municípios participantes reflitam bastante sobre a urgência de implantação de programa de reciclagem”.
“A coleta seletiva de resíduos é um grande paradigma no Brasil que precisa ser quebrado. Não é um processo fácil, porque requer atitude dos gestores, articulações sociais, investimentos e muita educação e conscientização da população”, explica Rossi. “O evento propõe exatamente quebrar esses paradigmas”, reflete.
Programa de coleta seletiva - Mata de São João já realiza coleta seletiva de resíduos através do projeto Vale Luz, uma parceria com a Coelba. A Prefeitura tem dialogado com cooperativas de catadores e com empresas do ramo e vai construir um grande galpão de reciclagem.
O Município também tem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com os condomínios da Praia do Forte, que estão se estruturando para começarem a fazer a seleção de resíduos, a partir do segundo semestre deste ano.
História vivida 2 de Julho inspira imersão de estudantes da rede pública de Mata de São João e Camaçari em quilombo e aldeia indígena
Mata de São João Fogo Simbólico fortalece tradição cívica e celebra a história da Independência da Bahia no município
Mata de São João Prefeitura divulga programação do Padroeiro de Açuzinho
Mata de São João Brasil x Japão será transmitido em telões na Sede, Praia do Forte e Imbassaí
Mata de São João Fogo Simbólico do 2 de Julho inicia programação cívica no município no dia 30 de junho
Mata de São João São João de Mata 2026 atrai cerca de 80 mil pessoas e encerra programação com recorde de público e segurança 

