Quinta, 26 de Novembro de 2020 14:40
71 99402-8189
Cidades Mata de São João

Sede terá ponto de coleta seletiva a partir de segunda (23)

O Vale Luz, além de reduzir o valor da conta de energia, ainda tem o objetivo de estimular o uso racional dos recursos naturais.

20/11/2020 14h12
50
Por: Redação Fonte: Ascom PMMSJ
Reprodução
Reprodução

A partir da próxima segunda-feira (23), das 9 Às 15h, a Sede de Mata de São João terá um caminhão de coleta de resíduos recicláveis uma vez por semana, na Praça Barão Açu da Torre. Trata-se do projeto Vale Luz, uma parceria entre a Coelba e a Prefeitura Municipal. O cidadão faz a separação de resíduos recicláveis, leva até o caminhão de coleta e em troca recebe descontos na conta de energia elétrica.

O projeto Vale Luz já acontece na Praia do Forte há alguns anos e no início de 2020 ganhou um ponto fixo ao lado da Subprefeitura, construído pelo Município. O Eco Ponto está entre os três que mais arrecadam material. De acordo com a Coelba, são cerca de 2 toneladas por mês. Os municípios de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari também participam do projeto.

O Vale Luz, além de reduzir o valor da conta de energia, ainda tem o objetivo de estimular o uso racional dos recursos naturais. A ação visa minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos no meio ambiente e propiciar o cidadão a destinar seus resíduos de forma ambientalmente adequada.

“Cada material tem o seu valor. O quilo do alumínio, por exemplo, vale R$ 2 de créditos, que são descontados automaticamente na conta de luz, no prazo máximo de 60 dias após a pesagem”, explica o coordenador do Vale Luz e engenheiro elétrico Rafael Damasceno.

Além do alumínio, os resíduos que são aceitos para troca são plástico, ferro, material eletrônico, papel, papelão e óleo vegetal depositado em garrafa pet (de coco, de cozinha, de soja, canola, girassol e milho). De acordo com coordenador da Prefeitura de Mata de São João Anderson Sá, a Sede também terá um ponto fixo. A previsão da construção é para fevereiro.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias