Terça, 24 de Novembro de 2020 12:01
71 99402-8189
Anúncio
Cidades Mata de São João

Programa previne amputações por diabetes em Mata

O programa avalia os pacientes para identificação de possíveis problemas e, caso necessite de acompanhamento médico, eles são encaminhados para os seu PSF

22/11/2020 16h22
44
Por: Redação Fonte: Ascom PMMSJ
Reprodução
Reprodução

A Secretaria de Saúde de Mata de São João deu início neste mês ao programa ‘Um passo à frente’. A ação, uma parceria com o Governo do Estado, através do ‘Sala do pé diabético’,tem o objetivo de reduzir o número de amputações decorrentes da falta de controle da diabetes. O município tem cerca de 1.700 diabéticos.

Os pacientes passam regularmente por uma série de procedimentos,de diagnósticos e de orientações, para evitar o agravamento da doença.A unidade da Sede do município conta com uma enfermeira e uma técnica de enfermagem responsáveis, que foram capacitadas pela Secretaria de Saúde do Estado.

A sala tem equipamentos específicos para diagnóstico do pé diabético e de complicações vasculares.Uma unidade será inaugurada ainda no final deste mês no Posto de Saúde da Família (PSF) da Praia do Forte, para atender também a população do Litora

Identificação - O programa avalia os pacientes para identificação de possíveis problemas e, caso necessite de acompanhamento médico, eles são encaminhados para os seu PSF. “Se for identificada lesões mais graves, a pessoa segue para tratamentos especializados na policlínica ou no hospital”, explica a secretária de Saúde Tatiane Rebouças.

O Brasil tem uma média de 16 mil amputações por ano e na Bahia são computados cerca de 6 mil casos de perda de membros inferiores de pessoas portadoras de diabetes. Os dados são do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab)Importante tratar – O Pé diabético afeta a sensibilidade dos nervos e a circulação, o que provoca mudanças nas estruturas ósseas e musculares. A doença arterial diminui o fluxo de sangue para os pés e é um problema que acomete muitas pessoas com diabetes, com úlceras e infecções que podem ocasionar amputação de membros.

“As amputações acontecem em pacientes que não fazem o tratamento adequado da diabetes. Que não fazem o uso disciplinado dos medicamentos e que não seguem a dieta alimentar recomendada pelos médicos”, ressalta a enfermeira responsável pelo programa em Mata de São João, Viviane Almeida. De acordo com Almeida, a Farmácia Básica do Município fornece todos os medicamentos prescritos, além de equipamentos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias