
Destino turístico da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas, a pequena cidade Gonçalves apresenta o “Natal por várias mãos”, que acontece até o dia 30 de dezembro. O local reúne mais de 30 atrações, entre shows, teatro, arte pública, rodas de artesanato, oficinas de culinária, oficinas de artes, contação de histórias, circo, cortejos e muito mais. Todas as atividades são gratuitas e para todas as idades.
Com população de 4.736 habitantes, segundo o Censo de 2023, o local é conhecido como uma opção para descanso e tranquilidade, indo contra o agito das grandes cidades. Seguindo essa identidade, o Natal não será diferente, a programação celebra a união da cidade pequena. O objetivo é oferecer um ambiente onde as pessoas se conectam e que os visitantes sintam-se em casa.
A decoração ressalta o espírito colaborativo. Em oficinas e mutirões, os moradores ajudaram a enfeitar a cidade com materiais e tradições típicas. Crocheteiras e artesãs construíram a simbólica árvore de quadradinhos da vovó. Entendedores de taipa de pilão, manto de bambu e carpintaria se uniram para fazer o túnel luz para a igrejinha de taipa de pilão, que abriga o presépio esculpido em madeira por Rafael Mifano. Residente de Gonçalves, o artista é especializado em esculturas com motosserra, a partir do instrumento bruto, gera delicados resultados.
As guirlandas foram feitas a partir de galhos, sementes e pequenas flores de uma série de espécies de pinheiros existentes nas matas de Gonçalves: tuias, ciprestes e araucárias. A produção, liderada pela artista Maria Vangela dos Santos, incluiu jovens aprendizes do ensino médio. Já na entrada da cidade, é possível enxergar pinturas que retratam a identidade de Gonçalves, realizadas pelo artista Dingo. A iluminação da torre da igreja Matriz será instalada por escaladores da região junto a eletricistas experientes da cidade.
Álvaro Costa, secretário de turismo e cultura da Prefeitura de Gonçalves comenta sobre o processo: “A ideia nasceu do objetivo de realizar um Natal que viesse de encontro com a identidade que viemos construindo desde 2021. Junto com especialistas da comunicação visual e a comunidade, escolhemos ícones que representam a cidade, ou seja, uma comunicação afetiva. Então, trazer saberes e fazeres para essa edição do nosso Natal foi uma escolha muito pensada e consciente: iluminação, enfeites e programação acolhedora e próxima. É como se estivéssemos chegando na casa da vó para celebrar, numa escala proporcional ao nosso tamanho. O mundo está precisando dessa atmosfera de colaboração e solidariedade”.
SERVIÇO
Natal por várias mãos
3 a 30 de dezembro
Gonçalves - MG
Mais informações: goncalves.mg.gov.br/
instagram.com/
https://www.instagram.com/
Entretenimento Estâncias turísticas paulistas reúnem opções para férias
Entretenimento Atrações turísticas fortalecem Sorocaba
Entretenimento Elenco de Mesopotâmia é anunciado no BAM 2026
Será ? Virginia Fonseca volta a ser vista com Vini Jr. e rumores de reconciliação ganham força
Fim de ciclo Leilane Neubarth anuncia saída do jornalismo diário após quase cinco décadas de carreira
Televisão Morre Benedito Ruy Barbosa, um dos maiores autores da teledramaturgia brasileira, aos 95 anos
Curtição Carlinhos Maia comenta beijo em mulher durante viagem à Grécia e diz ter vivido experiência inesperada
Não gostou Whindersson faz piada envolvendo Luísa Sonza após derrota do Brasil e troca de indiretas repercute nas redes
Nas redes Viih Tube celebra cura do filho Ravi da APLV e retorna às redes sociais após período de afastamento 

