Segunda, 19 de Abril de 2021 00:43
71 99402-8189
Mata de São João Mata de São João

Presidente da Turisforte fala sobre efeitos da pandemia no turismo

Luciano Mandelli retrata o panorama do setor

01/04/2021 08h32 Atualizada há 2 semanas
41
Por: Redação Fonte: Linho Sant'anna
Reprodução montagem - Redação
Reprodução montagem - Redação

NA: Luciano, diante da atual situação causada pela pandemia, quais as medidas tomadas pela turisforte para auxiliar os empresários do setor?

LM: Olha a gente além de evidentemente de ter a interface com prefeitura no sentido de promover as melhores iniciativas públicas, a gente fez algumas outras questões para motivar o ritmo de negócios aqui. Uma delas foi fazer uma maior divulgação do serviço de delivery e da região né? Além de delivery de comidas, como delivery de roupas de outras coisas aqui do comércio em geral, houve uma iniciativa grande aí não somente em sites, como instagram, como também nos aplicativos de todos os parceiros de forma a fomentar a economia local junto ao público consumidor daqui uma forma de a gente tentar amenizar um pouco essa crise aqui. A gente também tem promovido vídeos e outdoors que motivem as pessoas a sair das grandes cidades onde o clima da pandemia é mais árduo e vir aqui para o litoral onde ela tem um contato maior com a natureza seja rio, mar, floresta, a gente tem um aqui um ecossistema muito mais adequado para pessoas manterem aí sua tranquilidade mesmo no tempo de pandemia. Basicamente tem sidos essas as medidas, evidentemente   nossa preocupação é muito grande com os transportes públicos neste cenário ainda mais comum esse quadro de redução de horário de trabalho, a gente acaba comprimindo as pessoas nem de menor a gente tem tipo de conversa diária aí com pessoal dos transportes públicos para tentar alguma forma de melhorar essa situação.

NA: Existe alguma parceria no intuito de que a prefeitura possa estar oferecendo algum tipo de suporte para que sejam elaboradas essas ações de fomentação da manutenção dos empregos dos trabalhadores por conta dessa crise que está acontecendo?

LM: Não é uma atribuição da prefeitura, a grande ajuda aconteceu no ano passado, que a MP 936 organizou os contratos de trabalho, a gente não viu ainda uma ação do governo neste sentido, existe uma direção mais nada muito claro, e de fato aquela medida é a medida de proteção do emprego. Nesta segunda onda nós não tivemos nada parecido ainda, caso a crise se prolongue não vai existir outra alternativa senão uma flexibilização dos contratos de trabalho. Agora não é algo que esteja ao alcance da Prefeitura né?

NA: Como a TURISFORTE enxerga a atuação do governo municipal na gestão dessa situação com relação justamente a todo esse contexto?

LM: A gestão municipal tem sido muito aberta a gente, temos reuniões semanais com a equipe da prefeitura no sentido de tentar flexibilizar algumas questões e amenizar u um pouco essa crise, tanto que para Mata de São João já tem medidas um pouco menos restritivas do que as medidas por exemplo de Salvador, isso tudo feito dentro de um cenário considerando que aqui é um ambiente mais controlado, agora é muito difícil se conseguir resolver todas essas questões localmente, porque já envolvem questões de estado, de federação, os próprios decretos do governo estado da Bahia são vinculantes eles acabam tirando e poder das prefeituras de resolver de forma descentralizada uma série de questões, e aqui nós temos um agravante, que Mata de São João é o quarto maior município em área, em território da Bahia´. É um município muito grande, eu diria com três grandes sistemas urbanos, a Mata de São João da sede, a Mata de São João do campo, e a Mata de São João do litoral. Então é muito difícil estipular regras que consigam harmonizar tudo isso. Tem sido uma luta diária, evidentemente temos que entender que o poder público mais próximo tem dificuldades para resolver todos esses problemas, porque nós temos aí uma questão bem mais complexa de escala mundial.

NA: Qual a expectativa que a TURISFORTE tem para o setor de turismo, nos próximos meses, como enxerga o futuro, porque Mata de São João é um município de onde a sua principal arrecadação provém justamente do turismo?  

LM: As expectativas não são boas né? Vamos entender que o setor de turismo do litoral não vê investimentos públicos e nem privados já há mais de quinze anos, com a chegada de Resorts, a criação de pousadas e tudo mais, praticamente mais nada nos últimos quinze anos, então o setor sofre com uma estrutura de turismo que não tem sido envolvida de forma a manter o crescimento sustentável. Os investimentos tem acontecidos na área imobiliária e não na área turística.

Ouça a matéria completa no podcast em nosso portal.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mata de São João - BA
Atualizado às 00h24 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 31°

24° Sensação
8.1 km/h Vento
88% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias