
A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou nesta terça-feira (12) o projeto que reconhece o município paulista de Cruzeiro como Capital da Revolução Constitucionalista de 1932. O PL 5.844/2023 , da Câmara, recebeu voto favorável do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e agora segue para sanção presidencial, a menos que haja pedido para votação no Plenário do Senado. A reunião foi presidida pela senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO).
A Revolução Constitucionalista foi um movimento armado promovido contra o governo de Getúlio Vargas em 1932 e que tinha o objetivo de levar à convocação de uma assembleia constituinte, conforme o próprio governo havia prometido, mas não tinha cumprido. Na ocasião, Vargas era o líder do governo provisório, após ter derrubado o governo de Washington Luís por meio de um golpe de estado. Os conflitos começaram em 9 de julho — data que hoje é feriado estadual em São Paulo — e duraram até 2 de outubro, quando as tropas constitucionalistas se renderam.
A Assembleia Constituinte foi convocada e em 1934 foi promulgada uma nova Constituição. Esta, no entanto, durou pouco: três anos depois Getúlio Vargas promoveu um novo golpe de estado e passou a governar como ditador.
De acordo com Pontes, a cidade de Cruzeiro teve grande importância no conflito, sendo palco de algumas das mais sangrentas batalhas da guerra.
— A Revolução de 1932 importa para todos nós, brasileiros, porque significou a luta por uma nova constituição brasileira, uma que fosse feita de acordo com os ditames da democracia. Tratava-se da defesa da democracia, da liberdade e das instituições públicas em um país marcado desde sempre pela tradição autoritária e oligárquica.
Senado Federal Plenário analisa pena maior para violência sexual digital contra criança
Senado Federal Projeto prevê que SUS fornecerá abafador de ruído para pessoa com autismo
Senado Federal Lei amplia proteção a doméstica resgatada de trabalho análogo à escravidão 

