
O senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) solicitou, em pronunciamento na terça-feira (19), que o Plenário vote requerimento de sua autoria para a criação de uma comissão temporária externa para verificar e apurar denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes no Arquipélago do Marajó (PA). O parlamentar destacou o caso ocorrido na sexta-feira (15), na cidade de Melgaço, onde a menina Vanessa Maia, de 14 anos, foi estuprada e morta com requintes de crueldade.
— Esta Casa precisa dar a cara e mostrar sua relevância. Falar daqui da tribuna é uma coisa, estar lá presente, visitar alguns municípios, como esse de Melgaço aqui, que apresenta o mais baixo IDH do Brasil; lá onde a questão social é tão séria, tão complicada. E a violência vai para dentro, faz parte desse processo. A gente não pode ficar só aqui no ar-condicionado do Plenário, no ar-condicionado do gabinete, correndo nos ministérios. [...] Quem representa a população precisa estar presente na população. Por isso, mais uma vez, um apelo à Mesa no sentido de que a gente aprove.
O senador afirmou que o caso de Vanessa Maia não foi o primeiro e que situações semelhantes têm acontecido nos últimos três anos. Segundo Zequinha, deputados estaduais do Pará fizeram um pedido de CPI na Assembleia Legislativa, mas o requerimento não foi aprovado.
— Infelizmente, a bancada governista da Assembleia Legislativa barrou o requerimento de CPI para que os deputados estaduais não fossem ali, não verificassem, não fossem para cima. É estranho isso. Eu acho que a gente só corrige alguma coisa, algum erro, se tiver coragem de enfrentar o erro. Então o governo do estado precisava permitir isso, já que não está fazendo absolutamente nada com relação a essas coisas.
Senado Federal Plenário analisa pena maior para violência sexual digital contra criança
Senado Federal Projeto prevê que SUS fornecerá abafador de ruído para pessoa com autismo
Senado Federal Lei amplia proteção a doméstica resgatada de trabalho análogo à escravidão 

