
Em pronunciamento no Plenário na terça-feira (19), o senador Wellington Fagundes (PL-MT) expressou indignação diante do grande número de feminicídios registrados no Brasil. O parlamentar destacou o caso envolvendo uma mãe e suas três filhas brutalmente assassinadas em Sorriso (MT) em novembro do ano passado. Ele se solidarizou com o caminhoneiro Reginaldo Batista, marido e pai das vítimas.
O senador lamentou dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que aponta 722 casos de feminicídios apenas no primeiro semestre de 2023.
— Nós não podemos, de forma alguma, tolerar essa chacina que acontece diariamente no Brasil. O feminicídio é um problema estrutural enraizado no machismo e na misoginia que permeiam a nossa sociedade. É uma expressão mais extrema da violência contra a mulher — disse.
Wellington abordou ainda a questão da segurança nas fronteiras do Brasil, destacando a importância de uma política eficiente para combater contrabando, roubo de cargas e tráfico de drogas. O senador reiterou sua posição contra “qualquer legislação” que possa facilitar o uso ou o transporte de drogas.
— Em Mato Grosso, temos 720 quilômetros de divisa seca com um dos países produtores [de drogas], e eu não vou nem citar o nome, todo brasileiro sabe. E é nessa divisa que nós mato-grossenses sofremos, principalmente ali na região de Cáceres, com contrabando, com roubo de cargas, veículos que vão para lá, e depois tudo isso é legalizado. Não podemos aprovar nenhuma possibilidade de permitir proteção legislativa para quem quer usar a droga e, muito menos, carregar essa droga — concluiu.
Senado Federal Plenário analisa pena maior para violência sexual digital contra criança
Senado Federal Projeto prevê que SUS fornecerá abafador de ruído para pessoa com autismo
Senado Federal Lei amplia proteção a doméstica resgatada de trabalho análogo à escravidão 

