Sexta, 18 de Junho de 2021 15:22
71 98303-0490
Mata de São João Mata de São João

Mata retorna às aulas presenciais com rígido protocolo de segurança

Regras de distanciamento social e de higiene serão seguidas rigorosamente nas 27 escolas e nove creches, para proteger alunos e profissionais

10/05/2021 14h15
66
Por: Redação Fonte: Ascom PMMSJ
Reprodução
Reprodução

A Prefeitura de Mata de São João reiniciou hoje (10) as aulas presenciais nas 27 escolas e nove creches do Município. Para garantir a segurança dos alunos e dos profissionais de educação, foi instituído um protocolo com medidas de segurança sanitária e de distanciamento social, para serem seguidas não só pelas unidades de ensino do município, mas também pelas redes pública e privada.

Em princípio, os alunos serão divididos em dois turnos, para que haja uma menor quantidade de estudantes nos ambientes escolares. Nas únicas unidades onde não há turno integral, nas escolas de Malhadas e de Açu da Torre, as aulas serão em dias alternados, para dois grupos de estudantes.

Assim como no projeto Escola Aberta, que funcionou desde 22 de março com atividades pedagógicas e lúdicas em algumas escolas, os cuidados já começam no transporte escolar. Na subida e na decida dos ônibus, as medidas de higiene e de distanciamento são rigorosamente cumpridas.

Protocolo - Entre os principais pontos do protocolo está o uso obrigatório de máscara, dentro e fora das salas de aula. A higienização das mãos três vezes, ou mais, se necessário, e o distanciamento também estão entre os principais procedimentos. A Secretaria de Educação fez higienização completa, além de demarcações de distanciamento em todos os ambientes.

No protocolo, consta ainda esclarecimentos dos horários de entrada, saída, recreio, lanche e almoço dos alunos, a fim de não gerar aglomerações. O documento assegura também o controle do fluxo de pessoas durante os períodos de entrega e de busca das crianças na unidade escolar.

Alunos e profissionais devem evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal.  Todos têm de trazer seus materiais individuais (lápis, caneta, borracha, caderno, etc.).

Ventilação - Ainda de acordo com o protocolo, as salas de aulas com ventilação natural poderão operar com o limite máximo de 50% de sua capacidade. Mas para isso, é necessário manter o distanciamento mínimo de um metro entre as cadeiras ocupadas e garantir a mesma medida para a circulação.

A temperatura dos estudantes e profissionais será aferida na entrada das escolas. Em caso de temperatura acima de 37,5ºC, a pessoa deve ser encaminhada para atendimento na unidade de saúde mais próxima.

Comorbidade - É importante ressaltar que fica vedada a participação de alunos portadores de comorbidade. As equipes das unidades escolares continuarão dando todo suporte para realização das suas atividades de forma remota.

 

Confira a portaria normativa (nº 005/2021) na íntegra no Diário Oficial do Município do dia 29/042021.

https://www.matadesaojoao.ba.gov.br/Handler.ashx?f=diario&query=3633&c=505&m=0

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mata de São João - BA
Atualizado às 15h21 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

29° Sensação
17 km/h Vento
56.6% Umidade do ar
90% (3mm) Chance de chuva
Amanhã (19/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva
Domingo (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias