
Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (3), o senador Humberto Costa (PT-PE) declarou estar confiante em um desfecho positivo para o drama de cerca de 40 mil famílias que vivem em mais de 5 mil imóveis com risco de desabamento em Pernambuco, os chamados prédios-caixão. O senador ressaltou que tem buscado apoio para resolver a situação.
Ele destacou que, como presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), esteve com membros do colegiado visitando os locais e conversando com os moradores. Além disso, se reuniu com autoridades no estado e em Brasília, incluindo ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e representantes do Ministério da Fazenda e da Caixa Econômica Federal (CEF).
— Estou confiante de que, muito breve, muito breve mesmo, possamos anunciar um acordo por meio do qual seja possível indenizar essas pessoas, acolhê-las em programas habitacionais, desocupar imediatamente os imóveis condenados e ainda habitados, garantindo alojamento social aos que lá estão, e demolir esses prédios em risco, para que não ameacem mais a vida de ninguém — enfatizou.
O senador explicou que 522 imóveis estão em situação crítica e lembrou que 17 já desabaram, matando 54 pessoas no estado.
— Estima-se que mais da metade desses imóveis apresente um risco considerado muito alto de desabamento, 153 deles têm risco iminente, segundo o Instituto Tecnológico de Pernambuco. As ações judiciais por esses problemas somam mais de 8 mil e se arrastam há décadas pelas varas das Justiças estadual e federal sem que chegue a uma solução razoável — disse.
Senado Federal Plenário analisa pena maior para violência sexual digital contra criança
Senado Federal Projeto prevê que SUS fornecerá abafador de ruído para pessoa com autismo
Senado Federal Lei amplia proteção a doméstica resgatada de trabalho análogo à escravidão 

