
Em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (18), o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) prestou homenagem ao Exército Brasileiro, que celebra 376 anos de criação nesta sexta-feira (19).
O parlamentar destacou a importância histórica da data, que remonta à Batalha dos Guararapes, ocorrida em 19 de abril de 1648, no território onde fica hoje o Estado de Pernambuco, então uma capitania da Coroa Portuguesa. O senador e general da Reserva relembrou momentos históricos da trajetória da corporação, como a resistência à invasão holandesa e as lutas pela independência do país. Ele prestou homenagens aos “bravos combatentes” que participaram desses episódios:
— Rendo minha homenagem àqueles que lá combateram: Barreto de Menezes, Vidal de Negreiros, Felipe Camarão, Henrique Dias, João Fernandes Vieira e Antônio Dias Cardoso. Já naquele momento, surge a figura do maior soldado que nós tivemos: Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Membro do Batalhão do Imperador, foi o seu primeiro porta-bandeira e distinguiu-se nas lutas pela nossa independência.
Mourão também destacou a participação do Exército Brasileiro nas duas guerras mundiais, em que os soldados brasileiros demonstraram “coragem e bravura” em combate. Além disso, ressaltou o papel do Exército na defesa da democracia. O senador enfatizou ainda o compromisso com a segurança e o bem-estar da população, destacando a atuação durante a pandemia de covid-19.
— O Exército apoiou [o comabte à pandemia], transportando vacinas, remédios, respiradores, mobilizou com seus profissionais de saúde os hospitais de campanha e apoiou maciçamente as ações de vacinação. Na Primeira Guerra, mandamos oficiais aviadores para auxiliar nos combates aéreos, oficiais combatentes, que comandaram pelotões franceses. Na Segunda Guerra foi diferente: atravessamos o Atlântico com a Força Expedicionária Brasileira. Entre tantos soldados, entre os 25 mil militares, estava meu pai. A eles a minha homenagem — enfatizou.
Senado Federal Plenário analisa pena maior para violência sexual digital contra criança
Senado Federal Projeto prevê que SUS fornecerá abafador de ruído para pessoa com autismo
Senado Federal Lei amplia proteção a doméstica resgatada de trabalho análogo à escravidão 

