Sábado, 13 de Julho de 2024
Senado Federal Senado Federal

CAS aprova projeto que facilita acesso a computador no Minha Casa Minha Vida

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou nesta quarta-feira (12) o Projeto de Lei (PL) 4.681/2019 , que facilita o acesso a computado...

12/06/2024 às 16h20
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Teresa Leitão promoveu alterações no projeto, que agora segue para a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) - Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Teresa Leitão promoveu alterações no projeto, que agora segue para a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) - Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou nesta quarta-feira (12) o Projeto de Lei (PL) 4.681/2019 , que facilita o acesso a computador com internet e a livros físicos para moradores do programa Minha Casa Minha Vida. O texto do senador Jorge Kajuru (PSB-GO) recebeu um substitutivo da senadora Teresa Leitão (PT-PE) e segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) .

A versão original do projeto estabelecia que todas as moradias do Minha Casa Minha Vida contariam com um computador equipado para o acesso à internet. Além disso, todas as famílias deveriam receber pelo menos 20 livros físicos de humanidades, especialmente literatura e obras de referência.

A senadora Teresa Leitão apresentou um substitutivo para que, em vez do computador e dos livros, os novos conjuntos habitacionais contem com bibliotecas, laboratórios de informática e salas de estudos. O laboratório deve contar com computadores equipados com programas para edição de texto, correio eletrônico e acesso à internet. Nas salas de estudos, a prioridade é para estudantes da educação básica e superior.

— As bibliotecas públicas são portais essenciais para o conhecimento, oferecendo as ferramentas necessárias para o aprendizado contínuo, decisões autônomas e o enriquecimento cultural de indivíduos e comunidades — disse Teresa Leitão.

De acordo com o texto, a instalação dos espaços fica condicionada ao compromisso do poder público local na oferta e na manutenção dos equipamentos. As bibliotecas, os laboratórios e as salas de estudo também podem ser construídos em parceria com academias de letras, secretarias de educação ou universidades.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias