Sábado, 13 de Julho de 2024
Senado Federal Senado Federal

CAS aprova ‘Outubrinho Rosa’ para prevenir doenças em meninas até 15 anos

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou o projeto de lei (PL) 3.931/2021 , que cria a campanha de saúde “Outubrinho Rosa” para prevenir doença...

12/06/2024 às 16h35
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Damares Alves apresentou relatório favorável ao PL 3.931/2021, de Dr. Hiran; texto vai ao Plenário - Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Damares Alves apresentou relatório favorável ao PL 3.931/2021, de Dr. Hiran; texto vai ao Plenário - Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou o projeto de lei (PL) 3.931/2021 , que cria a campanha de saúde “Outubrinho Rosa” para prevenir doenças entre meninas até 15 anos de idade. O texto da Câmara dos Deputados recebeu relatório favorável do senador Dr. Hiran (PP-RR), apresentado na reunião desta quarta-feira (12) pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF). A matéria segue para o Plenário.

O objetivo da campanha “Outubrinho Rosa” é estimular as famílias a procurar as redes de atenção à saúde para prevenir nódulos mamários, amenorreia primária, dores pélvicas, sangramentos e lesões genitais. Todas essas condições podem ser diagnosticadas e tratadas precocemente.

O texto prevê a distribuição de material educativo sobre hábitos saudáveis para prevenir doenças, além da promoção da vacina contra o papilomavírus humano (HPV). A campanha também busca a melhoria de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto prevê que, durante o mês de outubro, gestores do SUS sejam capacitados sobre a importância de tratamentos preventivos para meninas de até 15 anos para evitar fatores de risco para doenças na vida adulta.

“Ao propor o combate à propagação de doenças e priorizar a prevenção, o projeto dá enfoque a ações com menores custos, se comparados com os gastos envolvidos nos tratamentos de sequelas, internações e intervenções cirúrgicas, por exemplo”, argumenta Dr. Hiran no relatório.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias