
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) rejeitou nesta quarta-feira (19) o Projeto de Decreto Legislativo ( PDL 71/2023 ), que suspende a portaria que cria o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto para suspender a portaria foi apresentado pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE) e o parecer pela rejeição, pela senadora Ana Paula Lobato (PDT-MA). Agora o texto será apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Em seu voto, a relatora se manifestou favorável à portaria, portanto, a favor da criação do plano em prol da igualdade de gênero, racial e da valorização das trabalhadoras no SUS. Ana Paula defendeu que é muito necessária a criação de políticas públicas nesse campo.
“Refutar tal ideia e admitir o oposto equivale a admitir predileção pela manutenção da sociedade brasileira sob o abrigo de ideias de substrato patriarcal e escravagista. Ou seja, justamente aquilo que se deve repelir imediata e completamente de nossa sociedade, até mesmo em respeito à Constituição”, afirma no seu parecer.
A reunião foi presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS).
Senado Federal Plenário analisa pena maior para violência sexual digital contra criança
Senado Federal Projeto prevê que SUS fornecerá abafador de ruído para pessoa com autismo
Senado Federal Lei amplia proteção a doméstica resgatada de trabalho análogo à escravidão 

