
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta quarta-feira (3) projeto que adiciona às diretrizes gerais da política urbana brasileira a construção e a conservação adequadas dos equipamentos públicos e privados de uso coletivo, como praças, parques e quadras esportivas. O PL 5.386/2023 , da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), recebeu parecer favorável da senadora Janaína Farias (PT-CE) e segue para análise da Comissão de Infraestrutura (CI).
O projeto altera o Estatuto da Cidade ( Lei 10.257, de 2001 ) para adicionar como uma das diretrizes gerais da política urbana do país a adequada construção, instalação, sinalização, higienização e conservação dos equipamentos públicos e privados de uso coletivo, para a prevenção de acidentes e proteção da saúde dos usuários.
Janaína Farias ressalta que as crianças são mais suscetíveis a acidentes decorrentes de equipamentos com má conservação, pois elas têm menos discernimento para identificar defeitos e riscos no uso de brinquedos presentes em praças e parques.
— A aprovação desta matéria é essencial para garantir espaços de lazer seguros e bem conservados, beneficia toda a sociedade e, em particular, garante a segurança de nossas crianças — afirmou a relatora.
Senado Federal Plenário analisa pena maior para violência sexual digital contra criança
Senado Federal Projeto prevê que SUS fornecerá abafador de ruído para pessoa com autismo
Senado Federal Lei amplia proteção a doméstica resgatada de trabalho análogo à escravidão 

