
A tradicional Regata de Jangadas de Imbassaí, que chegou à sua XVª edição neste sábado (12), foi marcada por atividades culturais e competições que celebraram a tradição dos jangadeiros, fundamentais para a identidade e o turismo da região. Organizada pela comunidade local com o apoio da prefeitura de Mata de São João, o evento teve como destaque a corrida das jangadas e uma competição de criatividade e decoração.
Segundo Mariônio Andrade, um dos organizadores do evento, a competição contou com momentos de grande animação. “Nós tivemos durante esse evento duas atividades. Uma delas foi de criatividade, animação e decoração, com a participação das jangadas Flor do Rio, Beleza Pura em Imbassaí e Bebê a Bodo,” relatou Mariônio.
Em seguida, ocorreu a corrida oficial, onde mais uma vez as jangadas disputaram com força e habilidade. “Na corrida, tivemos em terceiro lugar a jangada Paraíso, em segundo Flor do Rio, e a grande campeã foi novamente Bebê a Bodo, que, diga-se de passagem, já ganhou 14 das 15 edições da regata. No próximo evento, ela será ao concur, participando apenas como figurante,” completou Mariônio.
Além das competições, a sexta-feira que antecedeu a regata também contou com uma programação cultural diversificada. “Tivemos atrações maravilhosas na beira do rio. Uma dança em homenagem à nossa querida mãe Oxum, seguida por uma apresentação de dança cigana e a banda Diparreia, junto com Fabrício, que foi um espetáculo, relembrando os velhos carnavais da Bahia,” destacou o organizador.
O prefeito de Mata de São João, Bira, esteve presente no evento e elogiou a iniciativa. “Tive o prazer de prestigiar mais uma edição da regata de jangadas aqui em Imbassaí nesta manhã de sábado. Quero parabenizar todos os envolvidos nessa iniciativa que mantém viva uma tradição tão importante para a nossa cultura e para o turismo local. As jangadas e os jangadeiros são verdadeiros símbolos da nossa história e da identidade desse lugar, levando a essência de Imbassaí para o mundo. Continuem contando com a gente!” afirmou o prefeito.
A Regata de Jangadas de Imbassaí se consolida como um importante evento cultural e esportivo da região, celebrando a tradição e a força dos jangadeiros que ajudam a construir a história e o turismo local.
Mata de São João Prefeitura divulga programação do Padroeiro de Açuzinho
Mata de São João Brasil x Japão será transmitido em telões na Sede, Praia do Forte e Imbassaí
Mata de São João Fogo Simbólico do 2 de Julho inicia programação cívica no município no dia 30 de junho
Mata de São João São João de Mata 2026 atrai cerca de 80 mil pessoas e encerra programação com recorde de público e segurança
Histórico São João de Mata entra na reta final com grandes atrações e esquema reforçado de segurança
Mata de São João Multidão lota a Praça Amado Bahia e transforma segunda noite do São João em grande espetáculo
Mata de São João Iguinho e Lulinha reúne multidão na abertura oficial do São João
Mata de São João Bloco Coração Forrozeiro abre o São João de Mata com novo percurso neste sábado (20)
Mata de São João Prefeitura mantém restrição a coolers no São João de Mata e aposta em fortalecimento do comércio local 

