Segunda, 09 de Dezembro de 2024
Economia Benefício

INSS cria força-tarefa para desbloquear benefícios do BPC

Beneficiários com cadastro desatualizado no CadÚnico têm 90 dias para regularizar a situação

04/11/2024 às 16h08
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está implementando uma força-tarefa para atender os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que tiveram seus pagamentos bloqueados por falta de atualização cadastral no CadÚnico. A medida visa regularizar a situação de mais de 1,25 milhão de benefícios.

Como regularizar:

  • Agências do INSS: Os beneficiários podem procurar as agências do INSS para obter informações sobre a revisão e registrar o comparecimento. Após a visita, o benefício é desbloqueado em até três dias.
  • Central 135: É possível ligar para a Central de Atendimento 135 e informar que a atualização do CadÚnico está em andamento. O desbloqueio também ocorre em até três dias.
  • Centro de Referência e Assistência Social (CRAS): Em ambos os casos, o beneficiário terá um prazo de 45 ou 90 dias (dependendo do tamanho do município) para comparecer ao CRAS e atualizar ou fazer a inscrição no CadÚnico.

Importante: Quem não comparecer ao CRAS no prazo estabelecido terá o BPC suspenso.

O que é o BPC?

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um benefício assistencial destinado a idosos com 65 anos ou mais e a pessoas com deficiência, independentemente da idade, que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.

Por que a atualização do CadÚnico é importante?

A atualização do CadÚnico é fundamental para garantir que o benefício seja pago para quem tem direito e para que o governo possa direcionar os recursos para as pessoas que mais precisam.

Quem tem direito ao BPC?

Para ter direito ao BPC, é necessário:

  • Ter 65 anos ou mais ou ser pessoa com deficiência;
  • Comprovar não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família;
  • Estar inscrito no CadÚnico.

Observação: O BPC não é uma aposentadoria e não exige contribuição para o INSS.

*Com informações da Agência Brasil 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias