
O ministro Carlos Horbach, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu hoje (19) determinar a suspensão dos repasses de recursos para a campanha do candidato à Presidência da República Roberto Jefferson (PTB).
A medida foi tomada a pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), que impugnou a candidatura de Jefferson . De acordo com o órgão, o candidato está inelegível até 24 de dezembro de 2023 em função da condenação na Ação Penal 470, o processo do mensalão , e não pode disputar as eleições deste ano. Pela Lei da Ficha Limpa, a inelegibilidade é de oito anos após o cumprimento da pena.
Ao analisar a questão, o ministro entendeu que o indulto natalino concedido em 2016, que extinguiu a pena de Jefferson, não alcança a inelegibilidade decorrente da condenação.
Dessa forma, Horbach suspendeu cautelarmente os repasses de recursos públicos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e do Fundo Partidário para o candidato.
"Aliada à verificação da probabilidade do direito, conforme fundamentação acima expendida, entendo que, no caso, há também o perigo de dano em relação à liberação de verbas de natureza pública para subsidiar candidatura que, de pronto, revela-se inquinada de uma muito provável inelegibilidade", decidiu o ministro.
A decisão final sobre a validade do registro da candidatura será tomada pelo ministro após Jefferson e o PTB apresentarem defesa sobre a impugnação feita pelo MPF. Até o julgamento, o nome do candidato continua no sistema DivulgaCandContas , que reúne os registros dos 12 candidatos à Presidência.
Política Motta cria comissão para analisar PEC que reduz maioridade penal
Política Redes sociais causam polarização e isolamento político em jovens
Política Lula parabeniza Colômbia após eleição com vitória da direita
Racha? Michelle Bolsonaro expõe atrito com Flávio e revela afastamento após crise interna no PL
Política Governo enviará projeto à Câmara para aumentar limite do MEI
Política Roraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027
Envolvimento PF mira Jaques Wagner em nova fase da Operação Compliance Zero e apura supostas vantagens ligadas ao Banco Master
Justiça STF condena Eduardo Bolsonaro por coação e tentativa de influenciar processo sobre trama golpista
Política Lula sanciona lei do Marco Legal do Transporte Público Coletivo 

