
O relator da PEC da Segurança Pública, deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE), anunciou que o texto final da proposta incluirá um referendo em 2028 para que a população decida sobre a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. A medida, segundo ele, permitirá que a sociedade se posicione diretamente sobre punições a adolescentes envolvidos em crimes violentos e facções criminosas.
Além do referendo, o relatório traz mudanças significativas: prevê a perda de direitos políticos para todos os detentos, endurece regras para “supercrimes” — como homicídio qualificado, estupro seguido de morte e liderança de facções — e impede a progressão de regime nesses casos. Também autoriza a Polícia Militar a registrar ocorrências de menor potencial ofensivo, como ameaças e acidentes de trânsito, alterando a proposta original enviada pelo governo.
Entre os pontos mantidos, o texto constitucionaliza o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), amplia as atribuições da Polícia Federal para investigar crimes ambientais e organizações criminosas, e preserva o papel da Polícia Rodoviária Federal em patrulhar rodovias, ferrovias e hidrovias. O projeto ainda incorpora à Constituição os fundos FUNASP e FUNPEN, com proibição de contingenciamento.
Após 24 audiências públicas e oitiva de 60 autoridades, o relatório será apresentado oficialmente nesta quarta-feira, com votação prevista para a próxima semana no plenário da Câmara.
Política Redes sociais causam polarização e isolamento político em jovens
Política Lula parabeniza Colômbia após eleição com vitória da direita
Racha? Michelle Bolsonaro expõe atrito com Flávio e revela afastamento após crise interna no PL 

