
Estão abertas as inscrições para mais uma turma do Prédio Sem Fogo, uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) que tem como objetivo difundir a cultura da prevenção contra acidentes relacionados a incêndio e pânico, para colaboradores de condomínios verticais. Os treinamentos tem duração de 8h/a e não há cobrança de taxa para participação. A solicitação pode ser feita através do e-mail [email protected].
Desde que iniciou, em dezembro último, a iniciativa já capacitou 316 colaboradores de 52 condomínios verticais, totalizando até o momento, 18 turmas. Os treinamentos são divididos em prevenção a incêndio e atendimento de primeiros socorros. Além disso, os alunos aprendem de forma prática o uso dos equipamentos de proteção contra incêndio existentes nas edificações, como acionar o CBMBA e os procedimentos para evacuação do local. Durante o curso, os participantes também têm a oportunidade de aprenderem um pouco sobre procedimentos básicos de primeiros socorros, como o desengasgo, AVC e infarto.
“Difundir a cultura da prevenção contra acidentes relacionados a incêndio e pânico é uma das nossas missões e se tivermos uma primeira resposta rápida conseguimos evitar muitos incidentes de grande proporção, tanto nos incêndios como no atendimento em casos de primeiros socorros. E essa primeira resposta é dada tanto por funcionários quanto por moradores, por isso iniciamos esse projeto de capacitação. Além disso, ensinamos também sobre prevenção, que é a forma mais eficaz de proteção contra acidentes”, explicou o coronel BM Aloísio Mascarenhas.
As turmas são organizadas por região e devem ser compostas apenas por funcionários das edificações e de prédios próximos, identificados através de documentações, para que dessa forma, possa ser criado também o Plano de Auxílio Mutuo (PAM). Com isso o CBMBA consegue difundir ainda mais a cultura da prevenção para que os incidentes sejam evitados, assim como ensinar os cidadãos a como agir, caso aconteçam.
Fonte: Ascom/CBMBA
Caso de polícia Furto de cabos de energia cresce 65% na Bahia Prevenção SSP monta esquema especial durante aplicação do Concurso Público Nacional Unificado na Bahia Reforço na segurança contará com o trabalho de mais de 1.200 policiais e bombeiros e ampliação da tecnologia Preocupante Pães de forma podem comprometer teste do bafômetro; entenda Pesquisa da Proteste avaliou as 10 marcas de pães de forma mais consumidas no Brasil e identificou alto teor alcoólico em seis marcas 

