Quarta, 20 de Janeiro de 2021 12:43
71 99402-8189
Posts Bem estar

No tráfego da vida!

Talvez "verdade" seja que queremos estar em movimento, mas não qualquer movimento, um que nos dê fluidez e esperança.

12/01/2021 16h57
27
Por: Redação Fonte: Rafael Leiro
Michael Gaida por Pixabay
Michael Gaida por Pixabay

A frase "No tráfego da vida estamos todos em movimento" não é sempre verdadeira. Talvez "verdade" seja que queremos estar em movimento, mas não qualquer movimento, um que nos dê fluidez e esperança

Então alguns estão parados. Uns por vontade, como os que deixam a preguiça fazer morada. Outros por necessidade, como no caso de doenças que requerem repouso absoluto. E estar parado requer paciência.

E se pensamos de forma analógica nos meios de transportes como pessoas? Eles precisam de revisão, de reparo, de manutenção, de limpeza, de combustíveis/força física…

Teríamos uns como um caminhante a pé, outros de bicicleta, outros de motocicleta, carros, aviões, navios, submarinos, espaçonaves, foguetes, balões, triciclos...

Então focando no meio em que trafegamos: Nem todos estão aptos ao mesmo tipo de terreno. Ainda que, pessoalmente, acredite que cada um pode ser o que quiser.

Cada um é bom em alguma coisa, mas não em todas. A tentativa de ser completo e dar “pitaco” em todas as áreas da vida pode gerar conflitos. E, por favor, não confundamos capacidade de reconhecer onde está e o que pode ser feito com inércia ou falta de vontade de “expandir”.

E ainda assim, não temos garantia que chegaremos ao nosso “destino” ilesos. Sendo mais provável que não cheguemos, porque percorrer estradas sem fim pode ser prazeroso, mas desgasta. Um consumo que é natural da vida, tal qual o envelhecimento físico.

Só que esse desgaste, se for vivido como experiência, torna-se potência de vida e sabedoria. O buraco que caímos ontem, nos instrumentaliza para desviarmos do “mesmo” buraco amanhã. Só que os buracos futuros são tão imprevisíveis quanto o futuro que só existe em nossa imaginação.

Acidentes acontecem. O que não é acidente pode ser imprudência, negligência ou imperícia (ou algo que a gente nega para ter que encarar no momento)

Nos ensinaram a competir por comparação... nos aleijaram! Fazemos parte desse processo de ensinamento (não me isento, assumo a responsabilidade que me cabe, apenas me coloco na posição de questionador).

Se eu não sou mais do que eu mesmo, de que vale me comparar com o Outro?

Cada processo (ou cada vida) é tão singular que seu centro balizador não pode ser no outro sem causar desequilíbrio.

Respeite seu tempo... o modelo de seu carro...a quantidade de cavalos... a pintura que veio de fábrica (ainda que você queira customizar)... a resistência atrelada ao terreno que você percorre dia a dia... a lotação única ou total... você é único. E admita que o outro também o é.

 

Estamos todos em conexão!

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bem-estar
Sobre Bem-estar
A coluna Bem estar, assinada pelo Psicoterapeuta Transpessoal Sistêmico, Rafael Leiro, Traz um bate-papo sobre os mais diversos e corriqueiros assuntos do nosso dia a dia e as suas repercussões em nossa vida. Convidamos você a embarcar nessa viagem a um processo de autoconhecimento dinâmico e didático. Seja muito bem vindo Rafael Leiro.
Anúncio
Mata de São João - BA
Atualizado às 12h41 - Fonte: Climatempo
31°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 31°

32° Sensação
21.4 km/h Vento
47.1% Umidade do ar
60% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 32°

Sol e Chuva
Sexta (22/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 31°

Sol e Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias