Sentando em uma balaustrada, o mar a minha frente dança em sua flexibilidade adaptativa. A água tem essa habilidade, entra em contato com os obstáculos e os contorna na primeira oportunidade.
Porque ela pode até ser represada, mas ou ela transbordará ou tornar-se-á chuva em outro lugar.
Me encanta, sempre, essa imensidão misteriosa e finita em extensão, e, igualmente, infinita em elaborações.
A faixa de areia e linha de maré com a quebra das ondas me remetem a uma analogia que afaga meu coração (símbolo da emoção).
A intimidade é como o mar, enquanto estiver raso há conflitos mais visíveis e aparente mais revolto, como na faixa de areia onde as ondas "quebram".
A profundidade, proporcional à intimidade, confere à inter-relação uma tranquilidade a mais. Isso não significa que correntezas não existam ou que perigos abissais não estejam ocultos.
Mas sim, a intimidade confere um pouco mais suavidade. Bem como um tanto mais de incerteza.
Pode parecer antagônico, mas não o é. Permitir o acesso do outro gera medo. Alguns teóricos afirmam ser um medo inevitável, uma vez que nos coloca em uma posição de vulnerabilidade.
Ocorre que nem sempre quem evita o desenvolvimento de intimidade está com medo de ser vulnerável. Históricos de uma criação negligente ou de abuso, ativam defesas que limitam o processo de uma conexão mais profunda. Isso requer tempo e dedicação em olhar para as referidas questões.
E intimidade e vulnerabilidade não são a mesma coisa. A vulnerabilidade tem relação com a exposição de quem você é "em essência". A intimidade, no entanto, tem conexão com o nível de proximidade que os relacionamentos vão ganhando. Não podemos deixar de reconhecer que, ainda que sejam diferentes, possuem conexões inevitáveis.
Em geral, o medo da proximidade, relaciona-se com a possibilidade de perda. Quanto mais próximo estou do outro, mais dolorido pode se tornar uma perda eventual.
Artistas de todas as ordens não se cansam de escrever sobre o amor, não apenas por sua beleza socialmente construída, tanto mais por sua complexidade inata. Relacionar-se é uma aventura incerta com aprendizado disponível a todo tempo.
Mín. 24° Máx. 32°
Mín. 25° Máx. 33°
Sol e ChuvaMín. 25° Máx. 32°
Sol e Chuva