No xadrez, precisamos de cautela. Estratégia, planejamento, iniciativa, sacrifício e prioridade. Não é à toa que há inúmeras analogias entre o jogo e a vida.
Na política, no mundo corporativo ou em qualquer cargo que ocupe, suas pretensões só poderão ser alcançadas se você entender as regras e souber jogar bem. Em tempos de alta competitividade e de nomes promissores nos cenários mais desejados, ter um diferencial estratégico faz toda a diferença. E já sabemos que uma comunicação bem estruturada é indispensável para mais de 90% das empresas, além de ser uma ferramenta determinante no cenário político, tanto para o pleito quanto para a consolidação de carreira.
Sendo assim, vamos trazer as lições do xadrez para obtermos o controle do “jogo”:
Antecipação e estratégia – Pensar à frente evita problemas e nos dá vantagem em qualquer situação.
Resiliência e adaptação– Mesmo em posições difíceis, é possível reagir e buscar novas oportunidades.
Sacrifício e prioridades – Muitas vezes, é necessário abrir mão de algo menor para alcançar um objetivo maior.
O valor de cada peça (ou pessoa) – No xadrez, todas as peças têm importância, assim como na vida, onde cada pessoa tem seu papel e contribuição.
Cada movimento conta– Pequenas decisões podem levar a grandes mudanças, destacando a importância da atenção e do foco.
Diante disso, saber o que queremos e conhecer bem o que ou quem queremos alcançar exigirá de nós a aplicação dessas orientações. Por isso, estabeleça um objetivo claro, conheça seus eleitores, seus clientes e a estrutura da sua empresa, invista em conhecimento e tenha o controle do jogo, alcançando suas metas por meio de uma comunicação assertiva e estratégica.