Será que se comunicar bem é um dom? Será que se posicionar, se expressar com clareza e construir uma autoridade pela forma como se apresenta é algo inato?
Certamente, NÃO!
Você já deve ter ouvido que o sucesso é treinável e que seu desempenho será resultado do estilo de vida que você leva. Pois bem, com a comunicação funciona exatamente assim. Desde um grande empresário até um candidato na fila para uma entrevista de emprego, a comunicação, resultante do estilo de vida do indivíduo, delimita seu desempenho na busca por seus objetivos.
Para isso, existem alguns exercícios que auxiliam no aprimoramento da voz, dicção e postura. São eles:
Diga "Ahhh" de forma sustentada, aumentando a intensidade sem gritar. Faça o mesmo com "Ohhh" e "Uhhh" para testar ressonâncias.
Coloque uma rolha entre os dentes e leia um texto em voz alta por 2 minutos. Depois, retire e leia novamente para perceber a melhora na articulação.
Posição de Poder:
Fique em pé, com os pés afastados na largura dos ombros, mãos na cintura, coluna reta e olhe para frente por 2 minutos. Isso melhora a presença e a confiança ao falar.
Temos como exemplo de que a comunicação alinhada, assertiva, elegante e benéfica é treinável a referência em oratória e dicas de português, *Cíntia Chagas* Quem acompanhou o início da professora e compara com os dias atuais percebe um alinhamento significativo e um refinamento notável em sua comunicação.
Isso porque – e já falamos em uma matéria anterior – *comunicação é mais que a maneira de falar, é um estilo de vida* (vestimenta, posicionamento, hábitos, lugares que frequenta, pessoas com quem convive, expressões etc.).
Por fim, ter uma comunicação de excelência que *abre portas, constrói e solidifica uma carreira de sucesso* é possível, e esse poder está acessível a todos!