Sábado, 21 de Junho de 2025
Sociedade CPI das Bets

CPI das Bets: Palco de uma das maiores aulas de marketing político dos últimos tempos

O que era para ser uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) virou uma grande aula de marketing político

18/05/2025 às 10h57 Atualizada em 19/05/2025 às 15h13
Por: Redação Fonte: Natali Paixão
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O que era para ser uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) virou uma grande aula de marketing político. E com as eleições de 2026 chegando, comunicadores de plantão como eu não poderiam perder a oportunidade de destrinchar e trazer para seus públicos (políticos e assessores) alguns pontos gritantes que ocorreram durante a participação da influenciadora e empresária Virginia Fonseca.

Primeiro: exposição estratégica – Ela poderia não se expor, mas escolheu fazê-lo como estratégia de marketing. Trazendo isso para o cenário político: o sujeito que não se expõe — ou se expõe da maneira errada — já começa mal e acarreta prejuízos durante o processo eleitoral. Essa exposição não necessariamente acontece nas ruas, e sim no digital, onde seus seguidores-eleitores te divulgam.

Segundo: aparência – Acabou o tempo do blazer ou da camisa social engomada. Pode deixar guardada. Quanto mais simples e comum você estiver, mais acessível vai parecer, e o eleitor gosta de acessibilidade — assim, se sente importante.

Terceiro: discurso programado – Em todo o discurso, notamos que havia uma sequência que demonstra preparação, com um intuito e uma finalidade. Ser espontâneo conta muito na hora de discursar ou conversar com o eleitor, mas é necessário que essa espontaneidade seja parte de uma programação prévia. E o que conta nessa programação? O ambiente, o público, o seu alcance e o nível de instrução de quem você quer alcançar, persuadir ou influenciar.

Sendo assim, políticos e assessores precisam estar atentos a esses e outros pontos que podem delimitar seus passos na construção de um legado. Sem comunicação estratégica, não há posicionamento. Sem posicionamento, não há estratégia. Sem estratégia, não há objetivo alcançado.

Lembrando que política, para um político, acontece todos os dias — e não apenas no período eleitoral.

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Sobre Natali Paixão – Consultora de Comunicação Formada em Ciências Sociais, com 29 anos, Natali Paixão é consultora de comunicação estratégica, professora de Sociologia e especialista em marketing político. Com experiência em assessoria de imprensa e campanhas eleitorais, ela traz uma visão única sobre como estratégias de comunicação podem transformar narrativas e construir lideranças. Nesta coluna, convidamos você a explorar o universo da comunicação, desenvolvimento pessoal e descobrir insights valiosos sobre marketing político, campanhas, construção de imagem e o impacto das redes sociais para solidificação de uma cadeira política ou empresarial de sucesso. Prepare-se para análises instigantes e dicas práticas que vão mudar a forma como você se enxerga e enxerga o mundo.
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